Agência espacial europeia fotografa Nebulosa da Galinha Fugitiva

Foto mostra detalhes da Lambda Centauri, conhecida por ter estrelas nascentes e formato de pássaro. Você consegue vê-lo? Comente

iG São Paulo |

Uma nova imagem tirada pelo telescópio MPG/ESO, da ESA, a agência espacial europeia, mostra detalhes da Nebulosa de Lambda Centauri, uma nuvem brilhante e avermelhada de hidrogênio e estrelas recém nascidas, que fica na constelação de Centauro, situada a 6500 anos-luz de distância da Terra. A foto foi tirada no ESO (sigla em inglês) Observatório Europeu do Sul, instalado no deserto de Atacama , no Chile.

Lambda Centauri causa polêmica, não por nenhuma razão científica, e sim pelo seu apelido, Nebulosa da Galinha Fugitiva. O estranho nome provém da forma de pássaro que algumas pessoas conseguem ver em sua região mais brilhante. Use o megazoom e comente abaixo se você consegue ver a “galinha” da nebulosa. O vídeo abaixo dá uma ajudinha.



NASA/ESA
Glóbulos de Thackeray retratados pelo telescópio Hubble, da Nasa
Leia mais:
Entrada do Brasil no ESO gera debate na reunião da SBPC

Competição premia tesouros escondidos da fotografia espacial
Vídeo mostra movimento da via Láctea acima do Atacama

Mas a Lambda Centauri (também conhecida como IC 2944) tem outro motivo para ser famosa: ela é um berçário de estrelas. Além das nuvens de gás, outro sinal de formação estelar são as manchas negras que aparecem no canto superior da imagem perto de um grupo de estrelas bem brilhantes, os Glóbulos de Thackeray. Como eles absorvem a luz, aparecem na imagem bem escuros, mas telescópios infravermelhos já mostraram que eles têm muitas estrelas em pleno nascimento. Os Glóbulos de Thackeray já foram retratados em close-up pelo telescópio espacial Hubble , da Nasa.

Nebulosas “berçário” como a Galinha Fugitiva são normalmente brilhantes por conta da radiação ultravioleta de suas jovens estrelas. A tendência é que, ao longo de milhões de anos, ela tenda a desvanecer. 




Se a galinha "fugiu" da sua visão, você pode vê-la no vídeo abaixo:


Caso não consiga ver o vídeo, clique para assistir na TV iG:

Agência espacial europeia fotografa Nebulosa da Galinha Fugitiva

    Leia tudo sobre: espaçoesoimagemnebulosa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG