Adesivo especial ajuda ostras a se manter juntas

Substância produzida pelos moluscos pode desenvolver colas medicinais mais eficientes

The New York Times |

The New York Times
Colônia de ostras na Carolina do Sul, EUA: composição de adesivo pode ter aplicações médicas
Ostras e outros organismos marinhos gostam de se unir uns aos outros, criando densos recifes que, em condições intactas, podem se estender por quilômetros.

Ao ficarem juntas, as ostras evitam um impacto maior das ondas, e podem se reproduzir com maior facilidade. Formando um bloco denso, elas também dificultam a ação de predadores que atacam ostras individuais.

Agora, pesquisadores descobriram que esse adesivo produzido pelas ostras é um material único. Suas descobertas aparecerão em “Journal of the American Chemical Society”.

O material difere, em constituição, do composto que as ostras produzem para criar suas conchas e da cola feita por outros organismos marinhos, como mexilhões e moluscos.

A concha e o adesivo das ostras são feitos de proteínas e carbonato de cálcio, afirmou o Dr. Jonathan Wilker, químico da Universidade Purdue e um dos autores do estudo.

Porém, enquanto a concha contém entre 1 e 2% de proteína, o adesivo da ostra possui cinco vezes essa quantidade.

Ainda assim, as ostras parecem usar muito menos proteínas em seu adesivo do que outros animais marinhos. Mexilhões e alguns crustáceos produzem uma cola mais suave com mais proteínas, enquanto as ostras produzem um material mais duro, como cimento.

Saber mais sobre o adesivo das ostras poderia ajudar cientistas a desenvolver colas sintéticas melhores, que poderiam ter aplicações na medicina.

“É a ideia dos adesivos para locais úmidos”, disse Wilker. “O que vem à mente é uma cola que poderia prender a pele após uma cirurgia, eliminando a necessidade de suturas e grampos”.

Segundo ele, colas assim também poderiam ser usadas para reforçar ossos, ou na odontologia.

Leia tudo sobre: ostrasconchasmedicina