Acompanhe a viagem de Papai Noel pela web

Serviço da Aeronáutica dos EUA acompanha por satélite a viagem do bom velhinho por todo o mundo. Veja vídeo

iG São Paulo |

AP
Imagem do site da NORAD rastreia onde Papai Noel já deixou presentes: tradição dura 55 anos
As crianças e todo o mundo podem acompanhar a trajetória de Papai Noel em tempo real durante toda a noite do dia 24 de dezembro, na qual estará dando presentes e saltará de continente para continente graças à ajuda de suas renas.

Como todos os anos, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, na sigla em inglês) habilita o site www.noradsanta.org , na qual as crianças podem seguir onde está Papai Noel em cada momento através de um mapa do Google. Também é possível seguir o serviço pelo Twitter @noradsanta .

O mapa indica sua posição exata com um ícone de Papai Noel, assinalando onde ele deu brinquedos, mostrando-o com um pacote vermelho com uma fita amarela.

A página, que está disponível em sete idiomas - inglês, japonês, chinês, alemão, espanhol, francês e italiano -, também inclui um vídeo com sua saída e indica qual será sua próxima parada. Veja no vídeo em inglês, a capitã do NORAD contando como foi a passagem do Papai Noel pelo Japão:



O Norad e seu antecessor, o Comando de Defesa Aérea Continental (Conad, Continental Air Defense Command), seguem a viagem de Papai Noel há mais de 50 anos, explica o site.

A tradição começou em 1955 quando a empresa Sears Roebuck & Co. publicou um anúncio no qual convidava as crianças a telefonarem para Papai Noel, mas em vez de seu número de telefone deu o da linha direta do comandante-em-chefe do Conad.

"O coronel Harry Shoup pôs seu pessoal para comprovar os sinais de radar que indicavam a rota de Papai Noel rumo ao Sul desde o Polo Norte", conta a Norad, e as crianças que ligavam tinham informação atualizada sobre sua localização.

Em 1958, os Governos do Canadá e dos Estados Unidos criaram um comando conjunto de defesa aérea e marítima para a América do Norte, o Norad, que herdou esta importante missão. Algo que as novas tecnologias facilitou, mas que não deixa de ser uma árdua tarefa na qual participam membros da Norad e voluntários. A página inclui uma lista de perguntas mais frequentes como se realmente o Papai Noel existisse, algo que, "segundo os dados e a informação dada pelo Norad durante os últimos 50 anos, acredita-se que Papai Noel está bem vivo nos corações das crianças de todo o mundo".

Também lembram que durante sua longa viagem da noite do dia 24 de dezembro Papai Noel faz paradas para comer os doces que as crianças lhe deixam nas casas e, graças à informação privilegiada do Norad, há um contador das bolachas que vai comendo. Mais de 13 milhões de pessoas visitaram no Natal passado este popular site, que conta com mais de 470 mil admiradores na rede social Facebook e 30 mil seguidores no Twitter.

(Com informações da EFE)

    Leia tudo sobre: Natalsatélitepapai noel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG