A rede social do elefante asiático

A espécie tem uma inusitada complexidade em suas estruturas sociais, relata um novo estudo

The New York Times |

Getty Images
Interação social entre elefantes é bastante variável
Os membros da alta sociedade sabem como é difícil estar com tantos amigos – parece que não há tempo suficiente para todos.

Um novo estudo relata que certos elefantes asiáticos, com muitos companheiros, enfrentam a mesma dificuldade. Outros elefantes, ao contrário, são mais reservados e mantêm poucos relacionamentos sólidos.

Shermin de Silva e seus colegas acompanharam o comportamento de aproximadamente 300 fêmeas de elefantes do Parque Nacional Uda Walawe, no Sri Lanka, por cerca de dois anos. Eles descobriram que a estrutura social dos elefantes é complexa e que o comportamento deles varia bastante. O estudo aparece na edição atual da revista BMC Ecology.

“Há muitas variações individuais”, afirma de Silva, que conduziu a pesquisa como parte da sua tese de doutorado na Universidade da Pensilvânia. “Cada elefante é livre para escolher seus próprios companheiros”, conta.

Embora cada grupo possa ter até 16 membros, a maioria dos elefantes se reúne em grupos de três. Além disso, alguns elefantes mantiveram os mesmos companheiros por muito tempo e outros mudaram de parceiros.

Um grupo de cinco elefantes aparentava estar sempre junto. Aproximadamente 16 por cento dos elefantes mudou completamente seus cinco companheiros principais durante o período de duração do estudo.

“Se pensarmos sobre isto, a quantidade de tempo para ser dedicada aos companheiros diminui conforme o número de amigos que ele tem”, afirma Silva.

“Quanto menor o número de amigos, mais forte é a união com esses poucos”, continua ela.

O motivo dos elefantes preferirem mudar de círculo social não está claro, afirma Silva, que agora dirige a Elephant, Forest and Environment Conservation Trust, organização que ela fundou no Sri Lanka.

    Leia tudo sobre: elefantescomportamento animal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG