Efeitos pós-colisão foram mais devastadores para a vida terrestre do que a explosão em si
Divulgação/Nasa

Cientistas descobriram novas evidências sobre o real tamanho do impacto causado pelo asteroide que dizimou os dinossauros no planeta Terra. Estudos de maciços pedaços de rocha do período apontam que o corpo celeste tinha a força de 10 bilhões das bombas atômicas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia também: "Carlos Bolsonaro é a pessoa que puxa o governo para o desastre", diz Kataguiri

O impacto do asteroide no solo gerou um 'inferno' na Terra, dando início a diversos focos de incêndio, tsunamis e jogando na atmosfera uma quantidade de detritos suficiente para encobrir o brilho do sol, o que fez com que a temperatura no planeta fosse reduzida drásticamente após o aumento causado pelo fogo.

"Ele fritou e depois congelou toda a vida existente na Terra . Nem todos os dinossauros morreram exatamente no momento do impacto, mas acabaram não resistindo aos efeitos dessa explosão ", revela Sean Gulick, professor do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas, em entrevista à rede norte-americana ABC.

As novas revelações foram divulgadas na última segunda-feira (9) em um estudo publicado no PNAS (Proceedings os the National Academy of Sciences), importante jornal do meio científico. O trabalho, escrito por cerca de 24 renomados cientistas da área, analisou diversos tipos de rochas da cratera causada pelo impacto do asteroide no Golfo do México .

Novos dados apontam que asteroide tinha força suficiente para destruir vida no planeta em um raio considerável
Reprodução/Nasa

"Foi uma sequência de eventos que conseguimos recuperar desde o ponto zero. Isso nos mostrou os processos do impacto e as consequências dele da perspectiva de uma testemunha", acrescentou Gulick.