Plutão, hoje em dia considerado um planeta-anão, tem tido sua classificação questionada por cientistas americanos
NASA/JHUAPL/SwRI
Plutão, hoje em dia considerado um planeta-anão, tem tido sua classificação questionada por cientistas americanos

Uma nova pesquisa, publicada na revista científica Icarus , defende que Plutão não deveria ter sido “rebaixado” a planeta-anão há 12 anos. De acordo com informações da CNN , o grupo de pesquisa de Philip Metzger, da Universidade da Flórida Central, discorda dos atuais protocolos de classificação de planetas e propôs uma “volta ao passado”.

Leia também: Plutão pode ter oceano congelado em forma de coração, revela Nasa

Em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), responsável por nomear um planeta, atualizou suas regras para o que seria ou não classificado como um planeta. Para eles, é preciso ser um corpo celeste que orbita o Sol, em formato de esfera e atravessa uma trajetória “limpa” sem outros objetos, parte que desclassificou Plutão .

Para a IAU, o corpo celeste é pequeno demais para isso, e assim, ele deixou de ser um planeta. Contudo, nos últimos dias Metzer e sua equipe voltaram com o polêmico debate, dizendo que “esta definição diria que um planeta é supostamente definido por um conceito que ninguém usa em suas pesquisas”, como explicou.

E para chegar a essa conclusão, eles analisaram pesquisas de mais de 200 anos e encontraram apenas um estudo, do começo do século 19, que utilizou a classificação de “órbita limpa”. Além disso, o americano também pontuou que os padrões para definir os planetas mudaram em 1950, quando o astrônomo Gerard Kuiper afirmou que o essencial é como o corpo celeste será formado.

Metzger ainda disse que ser grande o suficiente para sua gravidade permitir um formato esférico também deveria ser um dos itens classificatórios. “E isso não é só uma definição arbitrária. Esse é um marco importante na evolução de um corpo planetário, porque, aparentemente, quando isso acontece, a atividade geológica também é iniciada”.

Leia também: Cientistas da Nasa identificam possível oceano subterrâneo em Plutão

Mais debates sobre Plutão

A mudança de Plutão de planeta para planeta-anão gera muitas polêmicas na comunidade científica desde 2006
Wikimedia Commons
A mudança de Plutão de planeta para planeta-anão gera muitas polêmicas na comunidade científica desde 2006

Este grupo, porém, não foi o primeiro a questionar a decisão. Em 2014, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sugeriu o debate sobre o que é um planeta. Alguns especialistas discutiram sobre as definições e, como conclusão, votaram para classificar o então  planeta-anão como um planeta.

Leia também: As misteriosas montanhas flutuantes de gelo de Plutão que intrigam cientistas

Além disso, a missão Novos Horizontes da Nasa, de 2015, descobriu dunas de metano sólido, montanhas cobertas por neve de metano e, possivelmente, um oceano subterrâneo em  Plutão .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!