Agora, a descoberta sobre os buracos negros pode ajudar nas pesquisas sobre ondas gravitacionais (foto ilustrativa)
shutterstock

Cientistas anunciaram a descoberta de dez mil buracos negros "escondidos" no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. De acordo com o portal britânico Mirror ,  há muito tempo os astrônomos acreditavam na existência de muitos buracos pequenos ao redor de um “buraco negro supermassivo” localizado no centro da Via Láctea, como acontece em muitas das galáxias que já conhecemos. Contudo, não haviam evidências para comprovar a então suposição.

Leia também: Supernovas? Luzes misteriosas vistas no espaço intrigam pesquisadores

“Essa descoberta confirma uma teoria e as implicações são diversas”, afirmou o doutor Chuck Hailey, astrofísico da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. “Isso terá impacto significante nas pesquisas sobre ondas gravitacionais porque, sabendo o número de buracos negros no centro de uma galáxia típica, é mais fácil prever quantos eventos de onda gravitacional podem estar associados a eles”, completou.

A descoberta aconteceu por causa de uma nova tecnologia, que é capaz de revelar evidências de buracos “escondidos” no centro das galáxias. Dessa forma, eles procuraram por raios-x emitidos por um subgrupo dessas regiões do universo, que capturaram a passagem de uma estrela e conseguiram criar um sistema de “buraco negro binário”.

A pesquisa deu certo e trouxe resultados muito relevantes: os astrônomos encontraram evidência de 300 a 500 buracos binários, e a partir disso, foi possível estimar que existam dez mil buracos “isolados” no centro da Via Láctea , o que pode comprovar a teoria que há décadas é defendida por cientistas da área.