Agora, a descoberta sobre os buracos negros pode ajudar nas pesquisas sobre ondas gravitacionais (foto ilustrativa)
shutterstock
Agora, a descoberta sobre os buracos negros pode ajudar nas pesquisas sobre ondas gravitacionais (foto ilustrativa)


Cientistas anunciaram a descoberta de dez mil buracos negros "escondidos" no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. De acordo com o portal britânico Mirror ,  há muito tempo os astrônomos acreditavam na existência de muitos buracos pequenos ao redor de um “buraco negro supermassivo” localizado no centro da Via Láctea, como acontece em muitas das galáxias que já conhecemos. Contudo, não haviam evidências para comprovar a então suposição.

Leia também: Supernovas? Luzes misteriosas vistas no espaço intrigam pesquisadores

“Essa descoberta confirma uma teoria e as implicações são diversas”, afirmou o doutor Chuck Hailey, astrofísico da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. “Isso terá impacto significante nas pesquisas sobre ondas gravitacionais porque, sabendo o número de buracos negros no centro de uma galáxia típica, é mais fácil prever quantos eventos de onda gravitacional podem estar associados a eles”, completou.

A descoberta aconteceu por causa de uma nova tecnologia, que é capaz de revelar evidências de buracos “escondidos” no centro das galáxias. Dessa forma, eles procuraram por raios-x emitidos por um subgrupo dessas regiões do universo, que capturaram a passagem de uma estrela e conseguiram criar um sistema de “buraco negro binário”.

Você viu?

A pesquisa deu certo e trouxe resultados muito relevantes: os astrônomos encontraram evidência de 300 a 500 buracos binários, e a partir disso, foi possível estimar que existam dez mil buracos “isolados” no centro da Via Láctea , o que pode comprovar a teoria que há décadas é defendida por cientistas da área.

Leia também: Estação espacial chinesa retorna à Terra, pega fogo e cai no Oceano Pacífico

Além dos pequenos buracos negros, o grande "Sagitário A*"

Astrônomos acreditavam que, ao redor de Sagitário A*, existiam outros buracos negros, e a teoria foi comprovada
Creative Commons/Wikimedia
Astrônomos acreditavam que, ao redor de Sagitário A*, existiam outros buracos negros, e a teoria foi comprovada


O grande buraco negro do centro da nossa galáxia é chamado de Sagitário A*, e suas dimensões e informações impressionam: ele tem quatro milhões de vezes mais massa do que o Sol e está a 26 mil anos-luz de distância da Terra. Ele é rodeado por gás e poeira, um ambiente considerado “perfeito” para grandes estrelas após sua morte.

Leia também: Telescópio Hubble revela estrela mais distante já vista, a 9 bilhões de anos-luz

O resultado da pesquisa sobre os pequenos buracos negros ao redor de Sagitário A* foi recentemente publicado na revista científica Nature.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!