Queda de meteorito em Michigan causa terremoto nos EUA e no Canadá

Fragmento de algum corpo celeste caiu com força semelhante a de um terremoto de magnitude 2, na escala Ritcher; moradores ficaram em choque

Serviço Nacional de Meteorologia de Detroit (NWSD)  confirma queda de meteorito na noite de terça-feira
Foto: Reprodução/Youtube
Serviço Nacional de Meteorologia de Detroit (NWSD) confirma queda de meteorito na noite de terça-feira

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um meteorito foi visto caindo na cidade de Detroit, em Michigan . O corpo celeste, que não passa de um fragmento de um asteroide ou cometa, pôde ser visto a olho nu na noite dessa terça-feira (16).

Leia também: Ex-estrategista de Donald Trump será chamado para depor, diz jornal

Às 20h do horário local, ou seja, por volta das 23h do horário de Brasília, um rapaz que estava dentro de um carro gravou o meteorito , que cruzou o céu causando um clarão repentino e rápido. Nas redes sociais, moradores da região relatam terem ficado assustados com o fenômeno.

Logo depois do ocorrido, o Serviço Nacional de Meteorologia de Detroit (NWSD) usou o Twitter para comentar sobre o ocorrido. “Depois de analisar vários fatores, o NWSD pode confirmar que a luz e o estrondo NÃO eram um trovão ou raio, mas sim um possível meteoro. Vamos continuar monitorando o feed das agências astronômicas para uma confirmação oficial”. 

Mais tarde, foi confirmado que tratava-se de um meteorito, não de um meteoro. A diferença entre ambos é que o meteoro é o fenômeno quando um corpo entra na atmosfera terrestre e deixa um rastro de luz – a tal da 'bola de fogo' ou estrela cadente. Já o meteorito é um objeto sólido que cai em direção à Terra e que pode atingir a superfície terrestre – se não explodir antes, como ocorreu nessa terça. 

Depois do comunicado eles voltaram a usar a rede social para confirmar a queda. De acordo com eles, o meteorito ‘explodiu’ com força parecida a de um terremoto de magnitude 2, na escala Ritcher.

Leia também: Carro em alta velocidade "voa" e vai parar no primeiro andar de um prédio

Terremoto

As luzes puderam ser observadas em Ohio, Michigan e em Ontário, no Canadá, também causando tremores em ambos os lugares. Segundo a USGS, o local exato da queda foi identificado a 7 km da cidade de Saint Claire Shores, no leste de Michigan, enquanto o terremoto pode ser fortemente sentido cerca de cinco milhas ao Oeste de New Haven.

Moradora da região, Chelsea Means disse ter visto tudo pelos registros das câmeras de segurança de sua casa. Embora não tivesse presenciado o fenômeno, relatou à CNN que ouviu um barulho semelhante ao de um trovão.

"Isso abalou as estruturas da minha casa, parecia que alguém havia a atropelado”, disse.

Leia também: Rinoplastia dá errado e implante de silicone começa a sair de nariz da mulher

O escritório do Ingham County of Homeland Security e Emergency Management alega ter recebido muitas chamadas depois da queda do meteorito. Pelo Twitter, eles pediram para que as pessoas mantivessem a calma. “Não há necessidade de ligarem para o 911”, publicaram.