O lançamento do foguete Falcon 9 deixou muita gente desesperada nos EUA: as ligações para a emergência dispararam
Reprodução/Twitter Ali Maadelat
O lançamento do foguete Falcon 9 deixou muita gente desesperada nos EUA: as ligações para a emergência dispararam


O lançamento do foguete Falcon 9, da companhia de transporte aeroespacial SpaceX, na Califórnia, foi um sucesso. De acordo com a Forbes , o objeto foi colocado em órbita no fim da tarde de 22 de dezembro, em uma missão que não apresentou falhas. 

Leia também: Com formato de caveira, "asteroide do Halloween" passará perto da Terra em 2018

Contudo, o Falcon 9 não recebeu só aplausos: seu formato curioso e o fenômeno luminoso causado por seu trajeto deixaram milhares de pessoas em pânico nos Estados Unidos. Afinal, como não pensar que o foguete era, na realidade, uma cápsula alienígena?

Pelo estranhamento da imagem no céu, as ligações para a emergência dispararam, as pessoas começaram a sair de seus carros em pleno trânsito e a hashtag #alien se destacou nas redes sociais. Por causa do pânico generalizado, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles teve que se pronunciar oficialmente para "acalmar os ânimos" daqueles desesperados com a ideia de uma nave alienígena ter entrado na atmosfera da Terra. Assista ao vídeo do lançamento, postado no Youtube por Jim Mudgett, e tire suas próprias conclusões:


“As luzes misteriosas no céu são o resultado de um lançamento na Base da Força Aérea para colocar um satélite em órbita”, diz a nota, que não foi o suficiente para impedir a criação de teorias da conspiração. Para além da paranoia extraterrestre, muitos também pensaram que o objeto era originário da Coreia do Norte – e outros ainda juntaram as duas teorias e afirmaram que aquele era um alienígena nuclear norte-coreano.

Leia também: Cigarro alienígena? Cientistas buscam vida extraterrestre em asteroide peculiar

A tecnologia do Falcon 9

O Falcon 9 – muito longe de qualquer teoria alienígena – estava carregando 10 satélites, que foram colocados em órbita para a empresa de telefonia Iridium, como parte de um projeto que conta com mais de 75 satélites, que ainda devem ser lançados em breve.

O funcionamento deste foguete tem como base as Leis de Newton. A maioria dos foguetes nada mais é do que uma câmara de gás sob alta pressão: quando este gás encontra uma forma de ‘escapar’, gera impulso e permite que a nave se mova na direção oposta do escape, ou seja, em direção ao  espaço .

Leia também: Cientistas de Harvard e Princeton estudam presença de aliens em sistema estelar

Por fim, o fenômeno visual causado pelo foguete Falcon 9 nada mais era do que o resultado da iluminação solar durante o pôr do sol, que deixou os gases exalados pelo lançamento em evidência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!