undefined
Reprodução/The Guardian

O dinossauro é da espécie Halszkaraptor escuilliei

Um estudo publicado na última quarta-feira (6) na revista Nature revelou a descoberta de uma nova – e bem diferente – espécie de dinossauro. Com o pescoço de um cisne, antebraços de nadadeiras, focinho de pato e patas de velociraptor (um gênero de dinossauros), o animal tinha a rara capacidade de sobreviver tanto na água quanto em terra firme.

Leia também: Teste revela idade de fragmento de osso que seria do 'verdadeiro' Papai Noel

Segundo o The Guardian , o fóssil foi encontrado na região da Mongólia e analisado por cientistas do European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), localizado na França. De acordo com os testes, acredita-se que o dinossauro  viveu entre 71-75 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo, no deserto de Gobi.

“O que é muito especial sobre este animal é que ele tem uma aparência muito estranha. Não se parece com nenhum outro do grupo conhecido até agora”, explicou Vincent Fernandez, um paleontólogo do ESRF e co-autor da pesquisa.

O animal, que mostra características de um anfíbio e tem o mesmo tamanho de um pato-real, recebeu o nome Halszkaraptor escuilliei. Suas peculiaridades deixaram os cientistas responsáveis muito surpresos, o que os levou a realizar um número muito grande de testes para garantir que o fóssil não é uma “quimera” formada por vários esqueletos diferentes.

Um scanner de alta resolução, que usa a radiação produzida por um acelerador de partículas, foi utilizado para explorar o fóssil mesmo que ele ainda esteja parcialmente preso a uma pedra. Como resultado, os cientistas confirmaram que o esqueleto pertence a um único animal e também descobriram outros detalhes escondidos.

O formato de seus dentes, por exemplo, é extremamente incomum e foi a primeira evidência de que o animal poderia ter um estilo de vida característico dos anfíbios. Semelhantes aos dentes dos crocodilos, tais estruturas apareceram em grande número na região da boca.