Mais de 300 ovos fossilizados de dinossauros pterossauros foram encontrados por paleontólogos brasileiros e chineses
Creative Commons

Uma equipe de pesquisa, formada por paleontólogos brasileiros e chineses, encontrou mais de 300 ovos de dinossauros na região de Hami, no noroeste da China. Junto de inúmeros restos de esqueletos, esta é a maior “coleção” de ovos fossilizados de pterossauros já encontrada no mundo. A descoberta foi anunciada na última quinta-feira (30) pelo brasileiro Alexander Kellner, um dos integrantes do grupo.

Leia também: "Fóssil vivo", tubarão de espécie pré-histórica de 300 dentes é achado em mar

Segundo nota do Museu Nacional (MN), o material encontrado procede de rochas de cerca de 100 milhões de anos, período correspondente ao Cretáceo Inferior. Com restos de dinossauros jovens e adultos, o ‘berçário’ também revelou algo inédito: os pesquisadores acharam, pela primeira vez na história, embriões de pterossauros preservados em três dimensões.

Kellner explicou, em entrevista coletiva, que até então apenas três embriões haviam sido localizados: um na Argentina e outros dois na China. “Essa é a primeira vez que embriões são encontrados com os ossos tridimensionais que possibilitaram, inclusive, a elaboração inédita de estudos de seções osteohistológicas – que são lâminas dos ossos – de embriões”.

Os ovos de dinossauros encontrados revelaram algo inédito: a presença de embriões com ossos tridimensionais
Reprodução/UFRJ via Daily Mail

O material já foi analisado e resultou em algumas informações interessantes sobre o desenvolvimento e a vida dos pterossauros , os primeiros vertebrados que conseguiram estabelecer voo ativo com sua frágil estrutura óssea.