Peggy acumula recordes e chega hoje à marca dos 535 dias no espaço, feito inédito entre os astronautas da Nasa
Nasa/Johnson Space Center - 8.12.16
Peggy acumula recordes e chega hoje à marca dos 535 dias no espaço, feito inédito entre os astronautas da Nasa

A astronauta norte-americana Peggy Whitson, de 57 anos, da Nasa, tornou-se a mulher que mais vezes chefiou uma missão espacial, ao assumir nesta segunda-feira (24), pela segunda vez, o comando da Estação Espacial Internacional. Peggy acumula recordes e chega hoje também à marca de 535 dias no espaço, índice inédito entre os astronautas dos Estados Unidos.

Leia também: Descoberto planeta com a maior chance de ter vida extraterrestre (até agora)

O recorde anterior era do astronauta Jeff Williams, que completou 534 dias no espaço. Até terminar a atual missão, Peggy Whitson superará Williams com larga margem, pois, quando regressar à Terra, terá completado 650 dias fora da atmosfera terrestre.

Peggy também detém o recorde de maior quantidade de caminhadas espaciais e é a mulher mais velha a participar de uma missão da agência espacial americana.

Leia também: Mulher finge impeachment de Trump para que ex-marido idoso "morresse em paz"

Trump

Nasa lançou hashtag #CongratsPeggy (Parabéns,Peggy) para celebrar recorde da astronauta americana
Nasa - 6.1.17
Nasa lançou hashtag #CongratsPeggy (Parabéns,Peggy) para celebrar recorde da astronauta americana

Ainda nesta segunda-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, deve chamar Peggy em uma ligação de longuíssima distância para parabenizá-la pela quebra do recorde de estadia na Estação Espacial Internacional. Segundo assessores, o presidente vai telefonar para a astronauta ao lado da filha, Ivanka Trump.

A astronauta recordista é natural do estado de Iowa e doutora em bioquímica. Ela começou a fazer carreira na agência espacial norte-americana na década de 1980 e fez sua primeira viagem à Estação Espacial Internacional em 2002. 

Entre uma viagem e outra ao espaço, Peggy se tornou a primeira mulher a chefiar o departamento de astronautas da Nasa, no período entre 2009 e 2012.

Em um vídeo distribuído pela Nasa, ela disse que seu maior fascínio na profissão é poder contemplar o planeta Terra do espaço, visualizando os oceanos e os continentes.

Para celebrar a quebra do recorde, a agência espacial dos Estados Unidos lançou nas redes sociais a hashtag #CongratsPeggy, algo como "Parabéns, Peggy", em tradução livre. 

Leia também: Amor de outro mundo: jovem usa sonda espacial para fazer pedido de casamento

*Com informações e reportagem da Agência Brasil


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!