shutterstock
"Caçadores de mamute" passaram adiante gene responsável por altura por milhares de anos até os dias de hoje

Cientistas descobriram por que os homens do leste e oeste europeu são os mais altos do mundo em uma recente pesquisa. De acordo com os pesquisadores, a altura é causada por herança genética dos Gravetianos, homens pré-históricos caçadores de mamute.

Leia também: Cientistas descobrem que casal petrificado em Pompeia é formado por homens

Conhecidos como "Gigantes da Era do Gelo", os Gravetianos tinham em média 1,80 metros de altura e seus hábitos alimentares baseados em carne de mamute podem explicar por que seus descendentes são tão altos.

Os homens de países como Bósnia e Herzegovina, Holanda, Croácia e Montenegro estão entre os mais altos do mundo, com média ao redor de 1,84 metros. Os estudiosos descobriram que a estatura deles pode ser herança genética dos gigantes ancestrais.

“A cultura Gravetiana é a mais importante do período Paleolítico Superior na Europa, e é chamada às vezes de ‘cultura dos caçadores de mamute’”, explica o doutor Pavel Grasgruber, da Universidade de Masaryk ao portal “Seeker”.

Leia também: Primeiros habitantes da Terra! Cientistas acham sinais de vida de 3,8 bi de anos

Ele acredita que a dependência da carne de mamute e a baixa competitividade com outros humanos levaram os Gravetianos a evoluírem até se tornarem mais altos. O povo Maia, por exemplo, que vivia na mesma época, tinha uma média de altura de 1,60 metros.

“Minha suspeita é que a especialização na caça associada ao consumo de proteínas de alta qualidade e baixa densidade populacional criaram condições ambientais que levaram à seleção de homens excepcionalmente altos”, disse Grasgruber.

O tamanho do homem Gravetiano provavelmente está ligado a um grupo de genes chamado haplogrupo Y I-M170. “Sabemos que a amostra mais antiga do I-M170 pertence a um indivíduo que viveu há 33 mil anos no sul da Itália”, explicou o doutor.

Leia também: Reverter extinção pode prejudicar animais existentes, aponta pesquisa

Em sua pesquisa, ele também descobriu que esse mesmo grupo de genes é parte comum do DNA de homens nascidos em Bósnia e Herzegovina. Ele acredita que os homens incrivelmente altos que vivem no país são resultado do I-M170 passado adiante ao longo de milhares de anos.

Ser alto geralmente está associado a uma boa dieta e a um estilo de vida saudável, mas os homens que vivem nessa região ultrapassam a média, mesmo tendo uma dieta relativamente pobre, o que indica que sua estatura é um fator genético.

“Porque os padrões nutricionais e as condições socioeconômicas ainda são subótimas, a explicação mais provável para a altura excepcional está em fatores genéticos específicos associados à disseminação do haplogrupo Y I-M170”, concluiu Grasgruber em sua pesquisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!