Pesquisadores analisaram corpo de panda dividido em áreas individuais para descobrir a finalidade de cada uma das manchas presentes no mamífero

Nova pesquisa descobriu que pandas têm manchas pretas e brancas para facilitar camuflagem e comunicação
Reprodução/Youtube
Nova pesquisa descobriu que pandas têm manchas pretas e brancas para facilitar camuflagem e comunicação

Os mesmos pesquisadores que descobriram por que as zebras têm listras pretas e brancas (para repelir insetos voadores que picam) decidiram, dessa vez, desvendar mais um mistério da natureza: por que os pandas também têm a coloração preta e branca? Seria pelo mesmo motivo?

Leia também: Safadinhas! Aranhas são flagradas praticando 'ménage à trois'

De acordo com o estudo realizado por eles, as marcações na pelagem dos pandas serve para propósitos de camuflagem e comunicação. Os cientistas descobriram que a mistura de preto e branco permite que se escondam no frio e no calor, além de facilitar o reconhecimento entre eles.

Isso porque o habitat natural da espécie varia desde montanhas nevadas até florestas tropicais, então suas cores permitem que se misturem a diferentes cenários. Para chegar a uma conclusão, os pesquisadores compararam separadamente as partes do corpo do animal a outras espécies de urso.

Dessa maneira, tentaram combinar diferentes regiões de pelo a variáveis ecológicas e comportamentais do urso para definir a função de cada uma das manchas. Através dessas comparações, descobriram que a pelagem branca serve para camuflagem na neve enquanto as manchas pretas ajudam o panda a se esconder nas sombras das florestas.

Leia também: Gigante! Cientistas acham fóssil de pinguim de 1,50 metros e 61 milhões de anos

Além disso, os cientistas acreditam que a característica bicolor do mamífero se dá por causa de sua alimentação baseada somente em bambu e sua inabilidade de digerir outras plantas. Uma dieta pobre significa que não armazenam gordura o suficiente para hibernar e, consequentemente, precisam estar ativos o ano todo e viajar entre diferentes habitats.

Entretanto, as marcações no rosto não servem para se esconder de predadores, mas sim para se comunicar. As orelhas escuras podem sinalizar ferocidade e os olhos pretos ajudam a se identificar entre eles ou demonstrar agressividade à sua competição.

“Entender porque o panda gigante tem uma coloração tão marcante é um problema para a biologia há muito tempo, sendo difícil de resolver porque nenhum outro mamífero tem essa aparência, dificultando analogias, portanto”, afirmou o principal autor da pesquisa, Tim Caro.

Leia também: Hipsters! Chimpanzés de baixo status ditam mais tendências entre o bando

“A grande inovação nesse estudo foi observar cada parte do corpo como uma área individual”, disse o professor Caro. “Algumas vezes são necessárias centenas de horas de trabalho duro para responder o que parece ser a pergunta mais simples: por que os pandas são pretos e brancos?”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.