Galáxia mais luminosa do Universo é descoberta pela Nasa

Por Ansa |

Tamanho do texto

Galáxia descoberta emite luz equivalente a 300 trilhões de sóis

Galáxia foi formada quando Universo era relativamente novo, há cerca de 13,8 bilhões de anos
Nasa

A Nasa, a agência espacial norte-americana, descobriu a galáxia mais luminosa do Universo, que emite uma luz equivalente a 300 trilhões de sóis. A novidade foi divulgada na publicação "Astrophysical Journal" pela equipe liderada pelo astrônomo Chao-Wei Tsai. A galáxia foi encontrada através do telescópio espacial Wise e recebeu o nome de Wise J224607.57-052635.0. Ela faz parte do grupo Extremely Luminous Infrared Galaxies (Elirg), formado por 209 galáxias muito brilhantes.

A luz do sistema de estrelas é gerada a partir de um buraco negro de grandes proporções que está em seu interior. Ele atrai gases, poeira e o restante da matéria para um disco em sua volta, que se aquece a temperaturas de milhões de graus e explode, liberando energias ultravioletas e raios-x.