Nave russa se desintegra sobre Oceano Pacífico

Por Ansa |

compartilhe

Tamanho do texto

Cargueiro caía descontroladamente em direção à Terra

A espaçonave russa "Progress M-27M" alcançou o solo terrestre nesta quinta-feira (8). O foguete, que estava caindo descontroladamente em direção à Terra, desintegrou-se sobre o Oceano Pacífico nesta madrugada, sem provocar danos.

"A nave Progress M-27M deixou de existir às 5h04 de Moscou (23h04 de quinta-feira, no horário de Brasília) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do Oceano Pacífico", informou a agência espacial russa, Roscosmos, em um comunicado. Por sua vez, o comando especial dos Estados Unidos informou que fragmentos do foguete podem ter caído ao longo da costa chilena.

Oceano Pacífico
Reuters
Oceano Pacífico

Com sete toneladas, o cargueiro foi lançado em 28 de abril da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, e tinha como meta levar suprimentos aos astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Logo após o lançamento, foram registrados problemas técnicos que fizeram com que as equipes de comando perdessem o controle da nave, a qual começou a precipitar em direção à Terra. A perda da nave russa gera um prejuízo de cerca de 500 milhões de euros, mas não coloca em risco a tripulação da ISS, que ainda tem suprimentos e reservas para vários meses.

No dia 19 de junho, uma outra espaçonave, a Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deverá chegar à estação para abastecimento.

Veja na galeria imagens do planeta Terra visto do espaço

 Formação de nuvens de tempestade sobre o Oceano Atlântico, perto do Brasil e do Equador. Imagem feita da Estação Espacial Internacional (23/04). Foto: Nasa Uma estreita barreira de ilhas protege a Lagoa de Veneza de grandes ondas no norte do Mar Adriático (23/04). Foto: Nasa A foto mostra a vista da Terra do interior da Estação Espacial Internacional. No canto superior esquerdo, pode-se ver a cápsula russa Soyuz (23/04). Foto: Nasa Da Estação Espacial Internacional, o engenheiro Barry Wilmore fez uma foto dos Grandes Lagos e da região central dos Estados Unidos em dezembro do ano passado (23/04). Foto: NasaAstronauta Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, fotografou o Golfo de Áden e o Chifre da África da Estação Espacial Internacional(23/04). Foto: Nasa Um novo território é formado no delta do Lago Wax e do Rio Atchafalaya, nos Estados Unidos (23/04). Foto: Nasa Samantha Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia, tirou uma foto do Havaí e postou a imagem nas redes sociais no fim de fevereiro deste ano (23/04). Foto: NasaO satélite Terra, da Nasa, registrou a sombra do eclipse solar sobre as nuvens do Oceano Ártico (23/04). Foto: Nasa Da Estação Espacial Internacional, o astronauta Scott Kelly tirou uma foto da Austrália (23/04). Foto: Nasa Na imagem, que retrata o sul da África, o ciclone tropical Joalane pode ser observado sobre o Oceano Índico (23/04). Foto: Nasa



Leia tudo sobre: espaçonaverússiaacidente espacialterra

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas