Brasil aumenta 4,7% da área de cultivo de transgênicos

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

País responde por 23% do total de culturas geneticamente modificadas em todo o mundo e no ranking mundial fica atrás apenas dos EUA no uso de transgênicos

O Brasil cultivou, em 2014, 42,2 milhões de hectares com as culturas transgênicas. De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), houve um crescimento de 4,7% da área cultivada com transgênico em relação ao no passado.

O País fica atrás apenas dos Estados Unidos (73,1 milhões de hectares) no ranking mundial de adoção de biotecnologia e responde por 23% do total de culturas geneticamente modificadas no mundo. De acordo com dados do ISAAA, o Brasil ocupa a segunda posição desde 2008.

Leia mais: Pesquisadores alertam para expansão de transgênicos e agrotóxicos 

Em todo o mundo, 28 países plantaram 181,5 milhões de hectares com sementes transgênicas, um aumento de mais de seis milhões de hectares em relação a 2013. Após o Brasil, a Argentina (24,3 mi/ha) aparece em terceiro lugar no ranking, seguida da Índia (11,6 mi/ha), Canadá (11,6 mi/ha) e China (3,9 mi/ha).

Leia também: Brasil consome 14 agrotóxicos proibidos no mundo
Agrotóxico pode reduzir fertilidade de quem trabalha no campo

Em 2014, 90% dos produtores mundiais que adotaram a biotecnologia são pequenos agricultores. Um dado que, segundo o órgão, contradiz a afirmação de que essa tecnologia só é viável para grandes produtores. “ A biotecnologia é uma ferramenta a mais para a eficiência da produção agrícola”, afirma Anderson Galvão, representante do ISAAA no Brasil.

De acordo com o levantamento, nos últimos 20 anos, em média, os transgênicos reduziram o uso de defensivos químicos em 37% ao mesmo tempo em que aumentaram a produtividade em 22% e os rendimentos dos agricultores em 68%.

No Brasil, o uso de agrotóxicos, no entanto, segue crescente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é hoje o maior consumidor global de agrotóxicos, algo superior a 300 mil toneladas de produtos comerciais.

Leia tudo sobre: transgênicobrasilcrescimento

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas