Via Láctea pode ser buraco de minhoca para viagens no tempo

Por BBC

Tamanho do texto

Teoria de equipe internacional de pesquisadores afirma que galáxia pode ser túnel parecido ao do filme Interestelar

Nossa galáxia pode ser, em teoria, um grande túnel semelhante a um buraco de minhoca (ou túnel de viagens no espaço e no tempo), possivelmente "estável e navegável" e, portanto, "um sistema de transporte galático". É o que sugere um artigo publicado no periódico Annals of Physics.

O estudo - que, ressaltam os cientistas, ainda é uma hipótese - é resultado de uma colaboração entre pesquisadores italianos, americanos e indianos.

Para chegar a essas conclusões, os estudiosos combinaram equações da teoria da relatividade geral, desenvolvida por Albert Einstein, com um mapa detalhado da distribuição de matéria escura (que representa a maior parte da matéria existente no Universo) na Via Láctea.

"Se unirmos o mapa da matéria escura na Via Láctea com o modelo mais recente do Big Bang para explicar o Universo e teorizarmos a existência de túneis de espaço-tempo, o que obtemos é (a teoria) de que nossa galáxia pode realmente conter um desses túneis e ele pode ser do mesmo tamanho da própria galáxia", disse Paolo Salucci, um dos autores do estudo e astrofísico da Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste (Sissa, na sigla em italiano).

"Poderíamos até viajar por esse túnel, já que, com base em cálculos, ele seria navegável. Assim como o visto recentemente no filme Interestelar."

Ainda que túneis desse tipo tenham ganhado popularidade recentemente com o filme de ficção científica, eles já chamam a atenção de astrofísicos há muito tempo, explica comunicado do Sissa.

Salucci afirmou não ser possível dizer com absoluta certeza que a Via Láctea é igual a um buraco de minhoca, "mas simplesmente que, segundo modelos teóricos, essa hipótese é possível".

O cientista explicou que, em teoria, seria possível comprovar essa hipótese fazendo uma comparação entre duas galáxias - aquela à qual pertencemos e outra parecida. "Mas ainda estamos muito longe de qualquer possibilidade real de fazer tal comparação."

Cientista diz que, em teoria, túnel galático seria 'navegável'
Cientista diz que, em teoria, túnel galático seria 'navegável'

Matéria escura

Estudos prévios já haviam demonstrado a possível existência desses buracos de minhoca em outras regiões galáticas. Segundo o estudo do Sissa, os resultados obtidos agora "são um importante complemento aos resultados prévios, confirmando a possível existência dos buracos de minhoca na maioria das galáxias espirais".

O estudo também reflete sobre a matéria escura, um dos grandes mistérios da astrofísica moderna. Essa matéria não pode ser vista diretamente com telescópios; tampouco emite ou absorve luz ou radiação eletromagnética em níveis significativos. Mas a misteriosa substância compõe 85% do universo.

Salucci lembra que há tempos os cientistas tentam explicar a matéria escura por meio de hipóteses sobre a existência de uma partícula específica, o neutralino - o qual, porém, nunca foi identificado pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que pesquisa o Bóson de Higgs, a chamada "partícula de Deus") ou observado no Universo. Mas há teorias alternativas que não se baseiam nessa partícula.

"Talvez a matéria escura seja uma 'outra dimensão', talvez um grande sistema de transporte galático. Em todo o caso, realmente precisamos começar a nos perguntar o que ela é."

Veja as imagens mais marcantes do espaço:

Em novembro, a Nasa divulgou esta imagem espetacular de Saturno, capturada pela sonda Cassini. Foto: Nasa/CassiniO clipe no qual o astronauta canadense e comandante da Estação Espacial Internacional Chris Haldfield canta 'Space Oddity', de David Bowie, foi memorável. Foto: Nasa/Chris HaldfieldEm 2013 a Nasa celebrou um ano de descobertas do jipe-robô Curiosity em Marte. Foto: Nasa/CuriosityA nebulosa Cabeça de Cavalo é objeto de uma das mais famosas imagens feitas pelo telescópio Hubble. Foto: Nasa/HubbleO vórtex giratorio do pólo norte de Saturno lembra uma rosa vermelha nesta imagem feita pela sonda Cassini, da Nasa. Foto: Nasa/CassiniUma das imagens mais impressionantes feitas pelo comandante Chris Hadfield a bordo da Estação Espacial Internacional mostra uma formação rochosa na Amazônia. Foto: Nasa/Chris HadfieldEstas formas azuis, que lembram gotas de chuvam são na verdade dunas de areia na cratera Copernicus, em Marte. Foto: Nasa/ Mars Reconnaissance OrbiterEm março, cientistas da missão Planck divulgaram este mapa que apresenta o universo a partir da captação da "luz mais antiga" no céu. Foto: ESA / Planck MissionOutra imagem capturada por Chris Hadfield mostra a estrutura de Richat, também conhecida como Olho da África, na Mauritânia. Foto: Nasa/Chris HadfieldEsta imagem mostra o tufão Haiyan se aproximando das Filipinas em novembro. Foto: JMA / EumetsatEsta imagem mostra a visualização em 3D do monóxido de carbono frio na galáxia NGC 253, também conhecida como Galáxia do Escultor. Foto: ALMADentro da janela de observação Cupola, na Estação Espacial Internacional, o astronauta americano Chris Cassidy fotografa a terra. Foto: NasaEntre 12 e 14 de maio, o Sol emitiu quatro erupções intensas de radiação. Foto: Nasa / SDOEsta imagem colorida da superfície de Mercúrio foi compliada a partir de imagens captadas pela sonda Messenger, da Nasa, durante seu primeiro ano em órbita. Foto: Nasa/MessengerEsta imagem mostra uma coluna espessa de fumaça, resultado de incêndios florestais que atingiram o Estado do Colorado. Foto: Nasa/ISSNo dia 14 de dezembro, a China pousou com sucesso um veículo na Lua - o primeiro pouso lunar em 37 anos. Foto: CSNA

Leia tudo sobre: Via Láctea

Tamanho do texto