Asteroide passará perto da Terra neste domingo (7)

Por Reuters |

Tamanho do texto

Nasa afirmou que o 2014 RC não representa ameaça; o ponto máximo de aproximação será sobre a Nova Zelândia as 15h18

Um asteroide recém-descoberto do tamanho aproximado de uma casa passará relativamente perto da Terra neste domingo (7), aproximando-se dos satélites de comunicação que circundam o planeta, disseram cientistas.

2013: Asteroide passa a 27 mil quilômetros de distância da Terra

Veja fotos do perfil da Nasa no Instagram

O perfil oficial da Nasa no Instagram quer compartilhar com o público imagens da Terra e além. Uma das primeiras fotos é da Terra feita da Apolo 11 em 1969. Foto: Nasa"Estamos sempre atrás de meios para contar melhor a história de exploração e descobertas da Nasa", disse Lauren Worley, assessora de imprensa. Foto: NasaAs primeiras atualizações da Nasa no Instagram ressaltaram o lançamento do programa de exploração espacial Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE). Foto: NasaA missão robótica LADEE irá orbitar a Lua para coletar informações detalhadas sobre a estrutura e a composição da atmosfera lunar. Foto: NasaA pesquisa lunar da Nasa já achou evidências de água em grãos de minerais na superfície da Lua de uma fonte subterrânea desconhecida. Foto: NasaO perfil da agência vai mostrar imagens e vídeos da aeronáutica, da astrofísica, ciências da Terra, viagens humanas ao espaço e mais. Foto: NasaMais imagens podem ser vistas no perfil da Nasa: instagram.com/nasa. Foto: Nasa

Pesquisa: Sondas Grail revelam que asteroides danificaram crosta lunar

A Nasa afirmou que o asteroide, conhecido como 2014 RC, não representa uma ameaça, embora em seu ponto de maior aproximação irá estar a cerca de um décimo da distância da lua, ou a cerca de 40 mil quilômetros da Terra. Os satélites de comunicação e meteorológicos geralmente ficam em órbita a cerca de 36 mil quilômetros acima do planeta.

"Embora este objeto celestial não pareça ameaçar a Terra nem os satélites, sua aproximação cria uma oportunidade única para os pesquisadores observarem e aprenderem mais sobre os asteroides", informou a Nasa em um comunicado divulgado na terça-feira.

Com um diâmetro aproximado de 18 metros, o asteróide 2014 RC estará tênue demais para ser visível a olho nu, mas astrônomos amadores podem conseguir um vislumbre seu enquanto passa voando, disse a agência espacial.

O 2014 RC tem um diâmetro um pouco menor que os 20 metros do asteroide que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, no ano passado. A onda de choque da explosão, que se estimou ter tido 30 vezes mais energia que a bomba atômica de Hiroshima, estraçalhou janelas e danificou edifícios. Mais de mil pessoas ficaram feridas pelos estilhaços de vidro e destroços.

No mesmo dia da explosão de Chelyabinsk, outro asteroide grande chegou a 27.630 quilômetros da Terra – ou seja, ele poderia ter atingido os satélites de comunicação e meteorológicos.

O mais recente visitante celestial ao planeta foi avistado em 31 de agosto pelo programa de monitoramento espacial Catalina Sky Survey, perto da cidade de Tucson, no Estado do Arizona, e confirmado na noite seguinte pelo telescópio Pan-STARRS 1 no Havaí.

O ponto máximo de aproximação do asteroide será sobre a Nova Zelândia as 15h18 (horário de Brasília) do domingo, disse a Nasa. Atualmente a Nasa acompanha mais de 11 mil asteróides em órbitas que passam relativamente perto da Terra.

Leia tudo sobre: asteroideterranasanova zelandiatucsonhavaieuarussia2014 rc