Superlua ilumina o céu no domingo; veja fotos do fenômeno

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

No Brasil, o melhor horário para ver o satélite será por volta das 18 horas na direção leste; distância entre Lua e Terra fica menor

Lua maior e mais brilhante. Essas são as características principais do fenômeno conhecido como Superlua, que acontecerá no domingo (10). No País, o melhor horário para observar o satélite será por volta das 18h na direção leste.

2013: Superlua acontece neste fim de semana

Confira fotos do fenômeno já obtidas pelo mundo 

Superlua vista de Campinas na noite de domingo (23). Foto: Futura PressSuperlua vista ao sul da ilha de Manhattan, em Nova York, EUA, na noite de domingo (23). Foto: APVista da Lua no Mosteiro Mar Elias, em Jerusalém. Foto: ReutersPúblico assiste à superlua em jardim de Lisboa, Portugal. Foto: APLua vista acima de Lisboa em 23/06. Foto: APLua surge no início da noite de sábado (22) em Atenas, na Grécia. Foto: ReutersSuperlua também faz o astro parecer um pouco maior a olho nu. Vista de São Petersburgo, na Rússia. Foto: ReutersLua vista em Tel Aviv, Israel, na noite do domingo (23). Foto: APSuperlua vermelha e grande ao lado da Estátua da Liberdade, na madrugada deste domingo (23). Foto: APMinarete da torre de Universidade de Tampa, na Flórida, se sobrepõe à superlua deste domingo . Foto: APLua atrás de helicóptero em feira estadual de New Jersey, Estados Unidos. Foto: APFenômeno faz Lua ser mais brilhante que o normal, como nesta foto em Prattville, Alabama. Foto: AP

Leia mais notícias de Ciência

A distância entre a Lua e a Terra no domingo será de 356.896 quilômetros enquanto, normalmente, a média é de cerca de 380.000 quilômetros. O satélite deve aparentar estar até 14% maior e ao menos 30% mais brilhante que em uma noite comum. O fenômeno, também conhecido como Lua cheia do perigeu, acontece a cada 13 meses, pelo menos. 

Como a órbita da lua em torno da Terra não é como um círculo, e sim uma elipse, há variações quanto a distância da Lua, que fica mais distante da terra (apogeu) ou mais próxima (perigeu). Richard Nolle deu o nome ao movimento há quase 30 anos.

Leia tudo sobre: superluafenomenoterralua

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas