Veja fotos de encontros bem-sucedidos entre naves e cometas

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Sonda Rosetta se aproxima do Churyumov-Gerasimenko, assim como outras naves que registraram cometas bem de perto

BBC

A sonda europeia Rosetta entrou nesta semana na órbita de um cometa, depois de ter passado quase uma década no seu encalço. A nave se aproximou do 67P/ Churyumov-Gerasimenko para investigar a estrutura e composição do astro - e buscar novas pistas sobre a origem da vida.

Ontem: Sonda chega a cometa em busca de pistas sobre o início da vida

O cometa Halley talvez tenha o formato mais conhecido. A foto acima foi feita no Peru em 1910, usando uma exposição de 30 minutos. Foto: Observatório de Harvard/SPLFoto após impacto da nave da Deep Impact que passou próxima do cometa mostra luz resultante da colisão e também detalhes da superfície do cometa. Foto: Nasa/JPL-Caltech/UMEsta imagem da superfície do cometa Tempel foi feita pouco antes do impacto. Foto: Nasa/JPL-Caltech/UMDA missão Stardust passou perto do cometa 81P/Wild em 2004, coletando amostras da nuvem de gás e poeira que o cometa produz quando se aproxima do Sol. Foto: Nasa/SPLEstas belas imagens do Tempel foram feitas em 2012, quando o cometa recebeu outra visita, desta vez da espaçonave Stardust, que tinha sido reativada. Foto: Nasa/JPL/CalTech/Cornell/Science Photo LibraryA imagem, feita de uma distância de mais de 3 mil km, mostrou parte do terreno do cometa e foi a foto mais clara já tirada de um cometa até aquela época. Foto: NASA/JPLA sonda europeia Rosetta entrou nesta semana na órbita do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. A nave deverá pousar no cometa em novembro. Foto: Esa/Rosetta/NAVCAM

2013: Nasa divulga imagens do 'cometa do século'

As imagens acima mostram encontros bem-sucedidos com outros cometas. A pesquisa destes corpos celestes é importante devido ao fato de uma das teorias sobre o início da vida na Terra postular que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa.


Leia tudo sobre: cometaespaconavegerasimenkoterraplaneta

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas