Odisseia de três anos desbravará 56 mil km de profundezas marinhas

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

No grupo de cientistas está fotógrafo russo especializado em águas-vivas; visita incluirá oceanos Atlântico, Pacífico e Índico

BBC

Uma equipe de 12 jovens cientistas, liderada pelo biólogo marinho Alexander Semenov, planeja uma viagem épica de três anos para explorar as profundezas do mar.

2010: Britânica é a 1ª mulher a cruzar a remo o Pacífico

Confira na galeria de fotos

Algumas águas-vivas têm o tamanho de um leão marinho como esta medusa-da-lua, que pode chegar a mais de 35m de comprimento. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesO biólogo marinho e fotógrafo subaquático Alexander Semenov é quem lidera a equipe. Na foto, água-viva-de-pente. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesUma das maravilhas subaquáticas que a equipe pretende estudar são os zooplânctons gelatinosos, vitais para a saúde dos ecossistemas da Terra. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesNa imagem, o caracol marinho Helicina Limacina, no Mar do Japão, na Rússia. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesAs águas-vivas são encontradas em todos os oceanos do mundo, da superfície ao fundo do mar. Algumas crescem grudadas no fundo do Oceano. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesUma equipe de jovens cientistas irá desbravar mais de 56 mil km do Atlântico, Pacífico e Índico em busca de animais marinhos urticantes. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesAcima, imagem de uma medusa-da-lua (Aurelia aurita) atingida por um barco. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesA escuridão do fundo do mar revela criaturas estranhas e maravilhosas como a borboleta-do-mar (Clione limacina), essa lesma marinha da foto. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesNo fundo do mar, o melhor disfarce para essas criaturas frágeis, como a água-viva Hydrozoa da foto, é a transparência. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesA Expedição Aquatilis tem 12 integrantes, em sua maioria russos. Eles planejam iniciar a viagem subaquática no verão de 2015, saindo de Marmaris, na Turquia. Foto: Alexander Semenov / Rex FeaturesOs cientistas irão desbravar os oceanos viajando em um navio de 21 metros, feito sob medida para expedição. Foto: Alexander Semenov / Rex Features

2012: Administração Nacional de Oceanos dos EUA nega existência das sereias

Eles irão desbravar mais de 56 mil km dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico em busca de animais marinhos gelatinosos, como águas-vivas e lesmas marinhas – a bordo de um navio de 21 metros, feito sob medida para expedição. Semenov também é fotógrafo subaquático e já documentou vários animais semelhantes ao que o grupo pretende encontrar na viagem.

A "Expedição Aquatilis" pretende sair no verão de 2015 de Marmaris, na Turquia. Parte dos custos da viagem virá de financiamento coletivo.

Leia tudo sobre: agua vivaatlanticopacificoindicosemenovrussiaturquia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas