Imagens de raio-X capturam mecanismo de moscas durante voo

Por BBC Brasil |

Tamanho do texto

Pesquisadores britânicos e suíços usaram imagens detalhadas de dentro do corpo de inseto para montar um vídeo em 3D

Simon Walker/ Universidade de Oxford
Cientistas fizeram imagem 3D de mosca durante o voo

Cientistas da Grã-Bretanha e da Suíça conseguiram capturar imagens de dentro do corpo de um inseto durante o voo. Os pesquisadores usaram imagens de raios-X detalhadas e o resultado foi uma reconstrução em vídeo em 3D.

Vídeo: Moscas evitam ataques usando táticas de jatos militares

As imagens mostram o "motor" que permite o voo de uma mosca-varejeira, bem como os "músculos e articulações" que dão força às asas.

Os cientistas afirmam que as descobertas feitas a partir das imagens poderão ser úteis para a criação de microveículos voadores no futuro, que imitem o voo dos insetos. A pesquisa foi publicada na revista especializada Plos Biology.

Asas rápidas

Simon Walker, do grupo de pesquisa em voo de animais da Universidade de Oxford e primeiro autor da pesquisa, explicou que a equipe usou um raio-X muito rápido e intenso para gravar movimentos extremamente velozes.

Robô-mosca faz o primeiro voo controlado

No tempo necessário para um humano piscar, uma mosca pode bater as asas 50 vezes.
"Os raios-X ficaram concentrados em uma área pequena, o que era necessário para conseguir alta resolução de um objeto tão pequeno. O tórax de uma mosca tem cerca de 4 milímetros de comprimento", disse Walker à BBC.

Os cientistas prenderam a pequena mosca a um suporte vertical que eles giraram enquanto a mosca passava pelo raio-X. Ao combinar imagens feitas rapidamente do corpo do inseto, os pesquisadores produziram uma reconstrução em 3D da mosca durante o voo.

Simon Walker/ Universidade de Oxford
Músculos de força foram coloridos de amarelo a vermelho/ músculos de direção, de verde a azul

O raio-X também permite que os pesquisadores vejam através do tórax do inseto, revelando os músculos responsáveis pela força – coloridos com amarelo e vermelho nas imagens – e os minúsculos músculos que dão a direção para o voo – coloridos de verde e azul.

Moscas rejeitadas ingerem álcool para afogar as mágoas

"Os músculos de direcionamento são responsáveis por guiar a batida das asas ao deformar o tórax", afirmou o pesquisador.

Uma das maiores surpresas dos cientistas, segundo Walker, é "o quanto de deformação você vê (no corpo da mosca), como tudo se dobra e aperta". "E é incrível como esses músculos minúsculos têm um efeito tão grande."

Os músculos, segundo o cientista, formam apenas 3% da massa muscular da mosca, mas podem produzir "mudanças grandes e rápidas na direção" do voo.

Cientistas do mundo todo estão interessados em reproduzir de forma artificial o voo de insetos para produzir esses veículos.

Cientistas nos Estados Unidos, por exemplo, já conseguiram fazer o menor robô voador do mundo ao copiar os movimentos em alta velocidade das asas de uma mosca.
Os pesquisadores esperam que esses robôs possam ir até zonas de desastres, passando por pequenas aberturas em busca de sobreviventes.

Leia tudo sobre: moscasinsetosmoscas varejeiras