Problema em computador da estação espacial pode exigir caminhada de astronautas

Por AP |

compartilhe

Tamanho do texto

O computador de backup precisa estar operando em redundância os sistemas robóticos executados pelo computador principal da estação espacial

AP

Um problema em um computador da Estação Espacial Internacional (EEI) pode exigir que os astronautas façam uma caminhada espacial nos próximos dias. O problema também ameaça atrasar o lançamento de uma nave de abastecimento que trabalha para a Nasa na próxima semana. Na sexta-feira (11), a Nasa disse que um computador de backup que fica do lado de fora do laboratório em órbita não está respondendo aos comandos.

VEJA TAMBÉM: Nasa captura poderosa erupção no Sol; assista

Divulgação
A estação espacial (EEI) é atualmente o lar de dois americanos, um japonês e três russos

O computador principal, chamado de MDM ou multiplexer-demultiplexer, está funcionando bem e a tripulação composta por seis homens não corre perigo segundo as autoridades. No entanto, tais computadores, o principal e o de backup, controlam algumas funções robóticas necessárias para a próxima visita da SpaceX, uma das duas empresas americanas contratadas pela NASA para manter a estação espacial abastecida. O computador de backup precisaria estar operando em redundância os sistemas robóticos.

A SpaceX deveria lançar a cápsula não tripulada de nome Dragon na segunda-feira (14) a partir de Cabo Canaveral. A cápsula contém cerca de 2.267,99 kg de suprimentos e experimentos científicos.

A missão já está com um mês de atraso devido ao tempo de preparação extra dado a essa empresa da Califórnia e por causa de um dano relacionado a um dispositivo de rastreamento de radar da Força Aérea, necessário para lançamentos de foguetes.

Na sexta-feira (11), o Controle da Missão estava tentando determinar se o computador poderia ser reparado ou deveria ser substituído. Uma substituição teria de ser realizada em uma caminhada espacial por astronautas.

A NASA ainda confirma para segunda-feira o lançamento da SpaceX. Mas isso pode mudar, dependendo do status do computador que apresenta problemas. Os astronautas precisam do grande braço robótico da estação espacial para agarrar a cápsula Dragon e anexá-lo ao posto avançado.

A estação espacial é atualmente o lar de dois americanos, um japonês e três russos.

A NASA está pagando a Space Exploration Technologies Corp – ou SpaceX – e a Orbital Sciences Corp, com sede em Virgínia, para fazer entregas a estação espacial. Rússia, Japão e Europa também realizam entregas ocasionais de abastecimento.

Leia tudo sobre: nasacaminhada espacialastrounautascomputadorproblema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas