Cientistas americanos testam em ratos composto químico que possibilita o envio de sinais elétricos dos olhos ao cérebro

Um medicamento ainda em fase de testes poderá dar a cegos a capacidade de perceber a luz. Estruturas da retina conhecidas como cones e bastonetes são responsáveis pela reação à luz, mas essas estruturas podem ser afetadas e destruídas por doenças.

2013: Pesquisa com células-tronco traz esperança para tratamento da cegueira

Cientistas afirmam que serão necessários vários anos para testar droga em humanos
PA

Estudo:  Comer peixe pode ajudar a prevenir cegueira

Um estudo dos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sugere que uma droga poderá dar a essas células no olho o poder de responder rapidamente à luz.

O olho é formado por camadas que incluem os bastonetes e cones. Outras camadas mantêm os bastonetes e cones vivos, além de transmitir os sinais elétricos produzidos pelas células sensíveis à luz para o cérebro.

Os cientistas se concentraram em um tipo de neurônio presente no olho, as células ganglionares da retina.

Eles desenvolveram um composto químico, chamado Denaq, que muda de forma em resposta à luz. Essa mudança de forma altera a química da célula nervosa e o resultado são sinais elétricos enviados ao cérebro. O estudo foi publicado na revista especializada Neuron.

Até certo ponto

Os testes mostraram que, ao injetar o Denaq nos olhos de camundongos cegos, os cientistas restauraram parcialmente a visão dos animais. Houve  mudanças no comportamento, mas não foi possível determinar o quanto os camundongos enxergavam.

2012: Medicamento restaura visão de ratos

O efeito da droga acabou rapidamente, mas os camundongos ainda conseguiam detectar a luz uma semana depois da aplicação.

"São necessários mais testes em mamíferos maiores para avaliar a segurança do Denaq no curto e no longo prazo. Serão necessários vários anos, mas, se a segurança puder ser estabelecida, esses compostos poderão finalmente ser úteis para restaurar a sensibilidade à luz em humanos cegos", disse Richard Kramer, um dos pesquisadores.

"Ainda precisamos ver o quão perto vão chegar de restabelecer a visão normal", acrescentou.

Os cientistas esperam que a droga possa, no futuro, ajudar no tratamento de doenças como a retinite pigmentosa e a degeneração macular relacionada à idade.

Para Astrid Limb, do Instituto de Oftalmologia do University College de Londres, o conceito do Denaq "é muito interessante, poder estimular as células que restam" na retina. "Mas ainda é preciso muito trabalho antes de essa pesquisa ser aplicada em humanos", afirmou. De acordo com ela, a duração do efeito da droga é outra questão que precisa ser resolvida.

A pesquisa dos cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley é mais uma de uma série de estudos que visa a restaurar a visão em casos de cegueira, juntamente com pesquisas com células-tronco e manipulação de DNA para corrigir problemas genéticos que levem à perda da visão.