Megaexposição em Londres resgata vida e lendas dos vikings

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Museu Britânico faz maior mostra em décadas sobre povo nórdico que ocupou boa parte da Europa na Idade Média

BBC

O Museu Britânico, em Londres, vai sediar sua primeira grande exposição sobre os vikings em mais de 30 anos, mostrando o papel desse povo tanto como comerciantes como saqueadores.

O Museu Britânico, em Londres, vai sediar sua primeira grande exposição sobre os vikings em mais de 30 anos. Entre os objetos expostos estão estas peças de xadrez . Foto: ReproduçãoO objeto principal da exposição londrina, que começa em março, é este navio, a mais comprida embarcação viking já encontrada e com mil anos de idade. Foto: ReproduçãoA exposição ficará em cartaz no Museu Britânico, em Londres, entre 6 de março e 22 de junho. Acima, broche em formato de navio, datado entre 800 e 1050. Foto: ReproduçãoO curador da mostra em Londres diz que os visitantes não devem esperar ver estereótipos, como o capacete com chifres nas laterais. Acima, figura que remete Odin. Foto: ReproduçãoA mostra, a ser realizada em março por museu de Londres, quer evidenciar o papel dos vikings como saqueadores e comerciantes. Acima, colar do século 10. Foto: Reprodução"Os vikings gostavam de obter ouro e prata", diz o curador da exposição, Gareth Williams. Mostra começa em março . Foto: ReproduçãoA exposição, que será realizada na inglesa Londres, inclui esqueletos recém-escavados de uma vala de vikings executados na própria Inglaterra. Foto: ReproduçãoObjetos vikings da coleção do Museu Britânico e outros vindos da Grã-Bretanha e Irlanda datam de 900 d.C.. Eles serão expostos em Londres a partir de março. Foto: Reprodução

Os vikings eram exploradores, guerreiros, comerciantes ou piratas de países nórdicos que ocuparam grande parte da Europa na Idade Média.

O objeto principal da exposição é o mais comprido navio viking já encontrado e com mil anos de idade.

As toras de madeira do navio, de 37 metros de comprimento, foram embaladas individualmente, despachadas para Londres e remontadas para a exposição.

A exposição ficará em cartaz no Museu Britânico entre 6 de março e 22 de junho.

Leia tudo sobre: vikingsexposicaomuseu britanicolondresinglaterra

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas