Cientistas revelam segredos de 'cobras voadoras'; assista

Por BBC Brasil |

Tamanho do texto

Réptil 'gira costelas' para força aerodinâmica semelhante à de planador, permitindo que 'voe' entre copa de árvores

Cientistas solucionaram o mistério de como as cobras 'voadoras' conseguem permanecer no ar. Esses répteis raros, encontrado em florestas do sudeste da Ásia, conseguem se arremessar de árvores e planar, de forma elegante, no ar.

Conheça a home do Último Segundo

Segundo os cientistas, as serpentes mudam radicalmente o formato do seu corpo para gerar a força aerodinâmica necessária para a proeza. As descobertas foram divulgadas na publicação científica Experimental Biology.

Assista ao vídeo:

É um pássaro? Um avião? Não, é uma cobra voadora

Jake Socha, professor da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, que liderou o estudo, disse: "A cobra definitivamente não é um planador intuitivo. Quando você olha, você diz: 'Esse animal não deveria conseguir planar'. E em sua forma normal, isso provavelmente é verdade." "Mas, quando ela entra no ar, quando ela decola, pula e salta de um galho, ela transforma completamente o seu corpo."

Dança flutuante

Existem cinco espécies de cobras voadoras, e todas fazem parte do gênero Chrysopelea. Pesquisadores hoje acreditam entender como essa cobra pode planar pela selva em vez de rastejar pelo chão.

Socha disse: "Quando ela pula, ela retrai o corpo a partir da parte de trás da cabeça até a ponta da cauda. O que ela faz é girar suas costelas para frente em direção à cabeça e para cima em direção à coluna."

Os cientistas então analisaram as forças aerodinâmicas que essa forma alterada gera no ar. Eles criaram uma cópia de plástico da cobra em seu formato ondulado e colocaram-na em um tanque de água corrente.

"A água fluiu sobre ela e medimos as forças do modelo, visualizando também o movimento do fluxo na água, usando lasers e câmeras de alta velocidade", explicou o Socha.

Ele disse que a cobra produziu uma força aerodinâmica comparável, em escala reduzida, à criada por uma asa de avião. A equipe acredita que a cobra combina essa transformação física com uma "dança flutuante" para voar através da copa das árvores.

"Ela está movendo sua cabeça de um lado para o outro, fazendo ondas em direção a parte inferior de seu corpo, e parece que ela está nadando no ar", disse Socha.

Os cientistas dizem que a cobra poderia ajudar a inspirar o desenvolvimento robótico e criar máquinas que podem potencialmente rastejar, escalar e planar.

Leia tudo sobre: cobrascobra voadoraeua