Astronautas fazem caminhada espacial para substituir bomba de refrigeração

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

O lado norte-americano da estação espacial está sem metade do sistema de refrigeração desde 11 de dezembro

Os astronautas Rick Mastracchio e Mike Hopkins estão conduzindo reparos do lado de fora da Estação Espacial Internacional. A dupla está no espaço desde às 10h53 (horário de Brasília) para uma segunda e última caminhada espacial para reparar o crítico sistema de refrigeração do posto avançado.

AP Photo/NASA
Reprodução de imagem de vídeo mostra astronautas trabalhando em reparo

Conheça a home do Último Segundo
A operação deve durar cerca de 6 horas e meia até que uma nova bomba ao sistema de refrigeração de amônia seja instalada. Uma unidade quebrada foi removida durante a caminhada espacial no sábado (21).

Esta é a segunda caminhada espacial véspera de Natal na história da Nasa. A primeira foi há 14 anos, quando astronautas fizeram reparos na missão Hubble. 

"É como uma manhã de Natal, estou abrindo um pequeno presente aqui", disse Mastracchio .

O lado norte-americano da estação espacial de 100 bilhões dólares, que inclui laboratórios japoneses e europeus, está sem metade de seu sistema de refrigeração desde 11 de dezembro, quando uma válvula falhou dentro de uma bomba.

A tripulação de seis membros nunca esteve em perigo, mas ambos sistemas de refrigeração são necessários para irradiar calor dos módulos e laboratórios da estação.

(Com informações da AP e Reuters)

Leia tudo sobre: MUNDOEUANASAESTACAO

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas