Satélite da Nasa capta detalhes de superfície 'borbulhante' do Sol

Por BBC Brasil |

Tamanho do texto

Cientistas acreditam que imagens podem ajudar a prever tempestades solares; fotos foram apresentadas nos EUA

A missão Iris, da agência espacial americana Nasa, capturou imagens da superfície "borbulhante" do Sol, onde as temperaturas podem chegar a 2 milhões de graus Celsius. O satélite da Iris detectou explosões de plasma que viajam a centenas de quilômetros por hora.

Conheça a nova home do Último Segundo

Leia mais notícias sobre Ciência

As descobertas foram apresentadas em um encontro da Sociedade Americana de Geofísica, na cidade de São Francisco, nos EUA. A equipe acredita que as informações da Iris, missão que foi lançada no começo deste ano, podem ajudá-los a entender melhor - e até mesmo prever - como as explosões no Sol influenciam o "clima no espaço".

As explosões têm potencial para afetar satélites de comunicação que orbitam a Terra. "Quando a tempestade solar surge no Sol, como este material vai viajar? Ele vai chegar rápido à Terra ou isso vai acontecer de forma demorada?", disse à BBC o cientista Scott McIntosh, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas em Boulder, no Colorado.

"A única forma de descobrir isso é compreendendo a detalhada física da atmosfera do Sol." As imagens revelam a superfície do Sol borbulhando como se fosse um gigantesco caldeirão. Colunas de plasma atingem temperaturas de 10 mil a dois milhões de graus Celsius em poucos segundos.

"Uma destas colunas poderia viajar [o equivalente à distância] de Los Angeles a Nova York em poucos segundos. E de repente, em um instante, elas somem. É incrível", diz McIntosh.

Leia tudo sobre: nasasolmissão írissatélitebbc