Fotografar prejudica a memória, mostra estudo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Experimento com visitantes de museu revela que registrar fatos cotidianos todo o tempo arruína a capacidade humana de guardar recordações em sua mente

Em tempo de redes sociais e da ultraexposição da vida pessoal, fotografar se tornou mais do que um passatempo. Pois essa brincadeira, descobre agora a ciência, pode ser muito nociva para a memória humana.

Reprodução
O avanço tecnológico permitiu o acesso a diversos dispositivos fotográficos

Um estudo publicado pela Universidade de Fairfield na revista Psychological Science aponta que a obsessão por registrar momentos do cotidiano está diretamente ligada à gradual perda de capacidade de guardar, na lembrança, recordações desses eventos.

"Quando as pessoas confiam na tecnologia para lembrar por elas, contando com a câmera para registrar acontecimentos e, portanto, sem precisar ficar atento totalmente a eles, isso tem um impacto negativo na forma como recordamos nossas experiências", afirma a psicóloga Linda Henkel, responsável pelo grupo que realizou a pesquisa. Veja abaixo as melhores fotos do jornalismo britânico eleitas em 2013:

Foto de autoridades no Fórum Econômico Mundial, em Davos, foi tirada por Jason Alden e conquistou o primeiro lugar na categoria Bloomberg Business de Fotógrafo do Ano. Foto: Jason AldenDavid Hedges venceu o prêmio Fixation de Jovem Fotógrafo do Ano com uma série de imagens, incluindo essa colhida no festival de Glastonbury, na Inglaterra. Foto: David Hedges/SWNSA vitória do tenista Andy Murray no torneio de Wimbledon rendeu ao fotógrafo Adrien Dennis, da agência France-Press, um prêmio na categoria Esportes. Foto: Adrian Dennis/ AFPVencedor do prêmio SABMiller de fotógrafo do ano foi Stefan Wermuth, da Reuters, com seu portfólio que inclui fotos como essa da rainha da Inglaterra olhando um Jaguar. Foto: Stefan Wermuth/ReutersOutra foto de Wermuth foi essa, tirada durante protestos na cidade britânica de Birmingham, organizado pelo grupo de extrema-direita English Defence League. Foto:  Stefan Wermuth/ReutersImagem de Mark Steward mostra as princesas Beatrice e Eugenie torcendo durante corrida de cavalo e venceu categoria Getty de fotógrafo do ano especiaizado na realeza. Foto: Mark StewartDave Benett levou o prêmio British Airways de fotografia de moda e entretenimento. Ele registrou Cara Delevingne, Ellie Goulding e Rita Ora. Foto: Dave BenettWermuth também levou o prêmio Opentext de fotojornalismo. Um de seus cliques mostra um estudante da Universidade de Oxford logo após se formar. Foto: Stefan Wermuth/ReutersUm emocionante reencontro do filho com o pai, um militar que acabara de chegar do Afeganistão, rendeu a Anthony Chapel-Ross o troféu Genesis de Fotógrafo do Ano. Foto: Anthony Chapel-Ross/The PressO prêmio Guild de Ensaio Fotográfico do Ano foi para Jack Hill, do jornal britânico 'The Times', por seu trabalho realizado na Síria. Foto: Jack Hill/The TimesO trabalho de Hill mostra o Exército Livre da Síria e, no caso dessa foto, retrata a reação de um combatente ao saber da morte de um colega. Foto: Jack Hill/The TimesFoto de filhote de elefante rendeu a Bjorn Olsson o prêmio BT de Fotógrafo Cidadão do Ano, que marca papel do público ao contribuir com histórias jornalísticas. Foto: Bjorn Olsson

O estudo, realizado num museu, consistiu em enumerar o quanto de obras de arte em exposição as pessoas - vorazes fotógrafas - se lembravam de terem visto em comparação a outro grupo, que não fotografou dentro do museu. O resultado é devastador para os amantes do registro da vida em tempo real.

"O grupo que fotografou teve muito mais dificuldades de apontar objetos expostos", disse Linda.

Um desdobramento do estudo também chegou a um resultado inesperado: fotografar, por meio da função zoom, detalhes de um objeto ajuda na memorização total dele, não apenas da parte escolhida pelo fotógrafo. "Esse resultado mostra que o olho da câmera não é igual ao da mente", disse Linda.

Leia tudo sobre: fotografiamemóriaredes sociais

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas