Esqueleto da era romana é encontrado em fossa na Grã-Bretanha

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Ossada 'surpreendentemente intacta' foi achada durante escavações de novos esgotos em área de antigo cemitério

BBC

Um esqueleto humano, provavelmente da época da ocupação romana na Grã-Bretanha, foi descoberto em uma fossa de esgoto na região de Yorkshire, norte da Inglaterra. Empreiteiros da companhia de água Yorkshire Water trabalhavam em instalações de esgoto em uma rua quando encontraram os ossos.

Conheça a home do Último Segundo

Fotos Yorkshire Water
Ossos foram levados para exames de determinação de sexo, idade e causa da morte

Dia 3: Banheiro público mais antigo do mundo é encontrado na Argentina

Segundo Chris Pole, arqueólogo da Northern Archaeological Associates que acompanhou a obra, o local da descoberta teria sido um antigo cemitério romano.

"Nós monitorávamos a escavação depois de uma pesquisa ter mostrado que a área abrigava um cemitério romano; vários túmulos tinham sido descobertos durante a construção da igreja de St. Peter, no século 19", afirmou Pole.

O esqueleto, considerado "surpreendentemente intacto", foi retirado e deve passar por exames que vão determinar o sexo, idade e, se possível, causa da morte.

PAC: Obra revela tesouros arqueológicos de até 7 mil anos

"O esqueleto foi colocado na cova em uma posição fetal, possivelmente simbolizando o nascimento. Apesar de ter sido encontrado dentro dos limites de um cemitério romano, (o esqueleto) tem semelhanças com enterros pré-históricos. Não foram colocados objetos no túmulo", acrescentou.

Segundo Chris Pole, o antigo cemitério romano estava localizado à beira de uma antiga estrada que ligava um forte construído pelos colonizadores da época a um assentamento chamado Derventio.

O arqueólogo afirma que os corpos naquela época não eram sepultados dentro dos limites das cidades por uma questão de higiene.

Leia tudo sobre: reino unidoera romanaarqueologia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas