Cometa Ison faz hoje aproximação máxima do Sol e pode se desintegrar

Por iG São Paulo |

Tamanho do texto

Após a passagem, se o cometa resistir às altas temperaturas, emitirá um brilho tão grande que poderá ser visto a olho nu até mesmo ao amanhecer

Depois de mais de um ano de expectativa dos astrônomos do mundo inteiro, o cometa Ison faz nesta quinta-feira (28) sua aproximação máxima do Sol. O cometa recebeu o título de “cometa do século”, mas o calor do astro e a força gravitacional poderão destruí-lo antes que ele tenha a chance de iluminar o céu.

Conheça a nova home do Último Segundo

Imagem do Cometa Ison feita pelo telescópio espacial Hubble, em 9 de outubro de 2013. Foto: NASA/ESA/Hubble Heritage TeamCometa ISON mostra a sua cauda. Foto: NASA/MSFC/Aaron KingeryO telescópio ultravioleta / óptico a bordo Swift da NASA, registrou o Cometa Isin (centro) em 30 de janeiro. Foto: NASA/Swift/D. Bodewits, UMCPCometa ISON passa através das constelações de Gêmeos, Câncer e Leão à medida que cai em direção ao sol. Foto: NASA’s Goddard Space Flight Center/Axel Mellinger, Central Michigan Univ.Quatro pontos de vista do Ison. Foto: Nasa

Essa é a fase mais perigosa da trajetória do cometa, que pode ficar a cerca de 1,2 milhão de quilômetros do Sol. O Ison terá que resistir a uma temperatura de quase 3 mil graus centígrados.

Após a passagem, se o cometa não se desintegrar, ele emitirá um brilho tão grande que poderá ser visto a olho nu até mesmo ao amanhecer. O fenômeno deve ocorrer no mês de dezembro.

Descoberta

O cometa Ison foi descoberto em setembro de 2012 pelos cientistas Vitali Nevski, da Bielorrússia, e Artyom Novichonok, da Rússia. A estrela acabou sendo nomeada de Ison por causa da rede a qual os astrônomos pertenciam (Internacional Scientific Optical Network).

Leia tudo sobre: cometaisonsoldesintegraçãociência