Estudo dos EUA mostra riqueza de cores e formas em abelhas

Por BBC Brasil |

Tamanho do texto

Mundo tem estimadas 20 mil espécies do inseto; laboratório americano monitora várias delas desde 2004

Imagens do programa de monitoramento de abelhas do Serviço Geológico dos EUA mostram a variedade dos animais. Foto:  U.S. Geological Survey’s Bee Inventory and Monitoring program via Caters News AgencyO mundo abriga 20 mil espécies de abelhas, sendo que 4 mil delas habitam a América do Norte. Foto:  U.S. Geological Survey’s Bee Inventory and Monitoring program via Caters News AgencyCada foto macro é uma composição de 20 a 300 imagens individuais das abelhas, feitas de distâncias levemente distintas. Foto:  U.S. Geological Survey’s Bee Inventory and Monitoring program via Caters News AgencyAbelhas não apenas têm um papel vital em nosso ecossistema, como também estão entre os seres mais complexos e sofisticados do planeta. Foto:  U.S. Geological Survey’s Bee Inventory and Monitoring program via Caters News AgencyColetivamente, as abelhas são uma força poderosa - fazem a polinização de quase 75% das colheitas mundiais. Foto:  U.S. Geological Survey’s Bee Inventory and Monitoring program via Caters News AgencyO estudo do BIML fez uma ampla análise das espécies nativas da América do Norte. Foto:  U.S. Geological Survey’s Bee Inventory and Monitoring program via Caters News AgencyCriado em 2004, o programa desenvolveu um manual de como identificar e caçar abelhas. Foto:  U.S. Geological Survey’s Bee Inventory and Monitoring program via Caters News Agency

O mundo abriga estimadas 20 mil espécies de abelhas, e parte delas está sendo estudada e monitorada pelo Serviço Geológico dos EUA.

Conheça a nova home do Último Segundo

O estudo identificou uma ampla variedade de espécies: algumas têm coloração azulada ou esverdeada, outras não têm as típicas listras; algumas são do tamanho de marimbondos, mas outras são tão pequenas quanto um grão de arroz.

Seres extremamente complexos e sofisticados, as abelhas desempenham importantes papéis no ecossistema, incluindo a polinização: calcula-se que 75% das colheitas globais sejam polinizadas pelo inseto.

Leia tudo sobre: abelhasestudobbc