Fenômeno poderá ser visto no Nordeste, na maioria dos Estados da região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, mas não será observado na região Sul

Agência Brasil

Algumas localidades do Brasil assistirão neste domingo (3) ao último eclipse solar de 2013. “Só que no Brasil, ele não é um eclipse total”, disse hoje (2) à Agência Brasil a astrônoma do Observatório Nacional (ON) Josina Nascimento. Isso significa que os brasileiros assistirão à cobertura apenas parcial pela Lua.

Conheça nova home do Último Segundo

Eclipse solar poderá ser visto em várias regiões do País na manhã deste domingo
AP
Eclipse solar poderá ser visto em várias regiões do País na manhã deste domingo

O eclipse solar total será observado somente em uma faixa da África e no Oceano Atlântico. Ele é chamado de eclipse solar híbrido, porque pode ser visto de forma parcial em algumas áreas.

O fenômeno poderá ser acompanhado em todo o Nordeste, na maioria dos Estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. O eclipse não será observado na Região Sul, informou a pesquisadora do ON.

No Rio de Janeiro, o fenômeno vai começar às 8h de Brasília, lembrando que é horário de verão, com a escuridão máxima do Sol sendo atingida por volta de 8h20. Pelos cálculos de Josina, às 9h39, o Sol estará totalmente descoberto. Já em Belém, que não tem horário de verão, o eclipse terá início às 7h27, horário local.

Há no fenômeno uma coincidência interessante, destacou a pesquisadora, que é o fato de o diâmetro aparente da Lua, visto da Terra, ser idêntico ao do Sol. “Se não fosse isso, nunca iria encobrir totalmente [o Sol]”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.