Livro mostra retratos de animais 'esquecidos'

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Zoólogo britânico Ross Piper mostra diversidade do reino animal com retratos de vermes, vespas e medusas

BBC

Vespa: o zoólogo britânico Ross Piper quer mostrar espécies pouco conhecidas, para dar ao público uma visão mais ampla da diversidade animal. Foto: BBCOs cnidários fazem parte de um filo de animais aquáticos que inclui águas-vivas e corais. Eles tem dois tipos de formatos: a medusa e um pólipo. Foto: BBC Na imagem, um anfípoda parasita, pequeno crustáceo sem carapaça, pega uma carona em uma medusa Bougainvillia. Foto: BBCLoricifera é um filo recentemente descoberto de animais marinhos. Com um comprimento de frações de milímetro, esses animais são surpreendentes. Foto: BBCVermes segmentados do filo dos anelídeos contém os tipos mais familiares de vermes: as minhocas encontradas na terra dos jardins e as nereidas encontradas em praias. Foto: BBCO filo dos moluscos é bastante diverso, contendo aproximadamente 100 mil espécies, que incluem caracóis, mexilhões e o nautilus. Na foto, uma lesma marinha. Foto: BBCOs moluscos tem corpos moles e a maioria ainda possui uma concha ancestral. No entanto, alguns dos exemplos mais notáveis desses animais, como a lula e a lesma marinha. Foto: BBC

Muitas criaturas no planeta estão escondidas ou são preteridas em favor de animais mais "impressionantes" como tigres, tubarões e elefantes, segundo o zoólogo britânico Ross Piper.

Em seu novo livro, ele diz querer reequilibrar este quadro mostrando espécies pouco conhecidas, para dar ao público uma visão mais ampla da diversidade animal e mostrar como estas criaturas se desenvolveram e como sobrevivem.

Para isso, Piper mostra detalhes de animais como vespas, medusas, vermes e dos Loricifera, um filo recém-descoberto de animais marinhos.

O livro Animal Earth: the Amazing Diversity of Living Creatures (ainda sem título em português), de Ross Piper, é publicado pela editora Thames & Hudson.

Leia também: 

Rei Ricardo III da Inglaterra tinha lombrigas

Lesma-do-mar com órgão sexual 'descartável' surpreende cientistas

Pesquisa sobre vermes abre novas vias para tratamento de câncer de pele

Leia tudo sobre: ciênciaanimaisfotografiavermesvespasmedusasexposição

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas