'Rã-voadora' aparece em lançamento de foguete da Nasa

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

O batráquio apareceu em várias fotos feitas pela agência espacial dos Estados Unidos, na semana passada

NASA/Wallops Flight Facility/Chris Perry
Rã é impulsionada para os ares por conta da pressão do lançamento do foguete


Um grande passo para o homem e um enorme salto para uma rã: foi exatamente isso que aconteceu no lançamento da missão LADEE (Explorador da Atmosfera e Poeira Lunar, em tradução livre) da Nasa, que explorará a atmosfera lunar. A rã-voadora (à esquerda, na foto) foi registrada no momento em que o foguete não-tripulado se desprendia da sua base, na Virginia, Estados Unidos.

A equipe responsável pela documentação fotográfica da missão confirmou que a rã era real e que foi capturada em fotos sequenciais pelas câmeras controladas remotamente, utilizadas para fotografar o lançamento. A Nasa avisou que, no entanto, não sabe o que aconteceu com o animal. 

A missão LADEE tem como objetivo colher mais dados acerca da fina atmosfera lunar. Ela também buscará explicações sobre a poeira lunar, para ver se é possível relacioná-la com o brilho visto um pouco antes do Sol nascer, acontecimento relatado em várias missões Apollo.

O período completo a partir do lançamento, monitoramento e pesquisa têm previsão para durar seis meses. Ao final desse período, o foguete irá despencar no solo lunar.

Leia também:

Missão da Nasa explorará atmosfera lunar

Estudos reforçam teoria de que Lua foi formada a partir de colisão gigante

Nasa lança perfil no Instagram

Leia tudo sobre: ciêncianasamissão espacialladeeatmosfera lunarmaislidas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas