Fenômeno raro mostra planeta Vênus sendo encoberto pela Lua

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Em regiões no sul do País e em São Paulo, foi possível ver a olho nu o fenômeno astronômico

Por volta das 19 horas deste domingo (8), quem olhou para o céu viu a Lua "sorrindo" e uma estrela brilhando a seu lado. O raro fenômeno mostra a Lua encobrindo o planeta Vênus e evidencia a estrela Espiga (ou Spica).

“Essa estrela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o Estado do Pará”, explica Jair Barroso, do Observatório Nacional.

O planeta Vênus, o mais brilhante do nosso céu, aparece no céu nos fins de tarde, desde meados de julho. Na noite de domingo, ele ficou completamente escondido atrás do satélite natural da Terra. O fenômeno pode ser visto em regiões no sul do País e em São Paulo. Também foi possível registrar o fenômeno em Amã, na Jordânia.

Nesta segunda-feira (9), na mesma região do céu ao escurecer, será possível observar novamente a estrela, os planetas Vênus e Saturno e a Lua.

A ocultação de Vênus pela Lua foi vista de Osasco (SP) neste domingo (8). Foto: Marcos Bezerra/Futura PressFenômeno também foi visto nos céus de Porto Alegre (RS). Foto: Fabio Gomes/Futura PressEm Amã, na Jordânia, fenômeno pôde ser visto atrás das colunas romanas do Templo de Hércules . Foto: MUHAMMAD HAMED/REUTERS/NewscomLua vista do Mirante Dona Marta no Rio de Janeiro (RJ), na noite deste domingo (8). Foto: Marcio Cassol/ Futura Press


As informações são da Agência Fapesp

Leia tudo sobre: luavênusastronomiamaislidas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas