Missão da Nasa explorará atmosfera lunar

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Missão também pretende desvendar o brilho visto no horizonte da Lua, relatado em várias missões Apollo

Nasa
Foto mostra o Ladee (Explorador da Atmosfera e Poeira Lunar, em tradução livre) a bordo de um foguete, esperando a hora do lançamento, na Virginia


A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) se prepara para lançar no sábado (7), às 00h27 (horário de Brasília) um foguete não-tripulado que irá explorar a praticamente imperceptível e desconhecida atmosfera lunar. Embora muitos se questionem sobre a existência de uma atmosfera na Lua, cientistas afirmam que, embora muito fina, ela existe.

Outra meta importante da missão é a medição da poeira lunar. Nenhum estudo anterior havia focado exclusivamente nessas questões. Os cientistas pretendem resolver uma antiga questão: a poeira lunar foi a responsável pelo brilho visto um pouco antes do nascer do Sol, no horizonte lunar, como relatado por várias missões Apollo?

Leia também: Nasa faz sondas espaciais colidirem contra a Lua

O foguete estreará a nova base de lançamento da Nasa no estado americano de Virgínia. A missão LADEE (Explorador da Atmosfera e Poeira Lunar, em tradução livre), tem o tamanho de um carro pequeno e pesa cerca de 450 quilos.

A viagem para se aproximar da órbita lunar terá duração de um mês. A missão científica completa tem previsão para durar seis meses e terminará com o foguete mergulhando na Lua, em uma missão ‘suicida’.

Leia também: 

Conheça o verdadeiro Programa Apollo

Piloto da missão Apollo 15 fala do isolamento no espaço

Estudos reforçam teoria de que Lua foi formada a partir de colisão gigante

Leia tudo sobre: ciêncialuamissão espacialnasaladeeatmosfera lunar

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas