Jipe-robô da Nasa capturou imagens de quando uma das duas luas do planeta, Phobos, passou na frente do Sol

Reuters

Imagens com diferença de três segundos cada mostram a lua marciana Phobos passando na frente do Sol
Nasa
Imagens com diferença de três segundos cada mostram a lua marciana Phobos passando na frente do Sol

O robô da Nasa Curiosity, que está em missão exploratória em Marte, virou suas câmeras para o céu para tirar fotografias da lua do planeta, Phobos, passando em frente ao Sol, mostraram imagens divulgadas nesta quinta-feira (29).

Curiosity completa um ano em Marte

O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012 para uma missão de dois anos com o objetivo de determinar se o planeta mais parecido com a Terra no sistema solar tem, ou teve, os ingredientes químicos para a vida. Pegou terra em sua primeira análise de pó tirada de dentro de um pedaço de rocha que já foi encharcado de água.

Cientista sugere que vida começou em Marte

Agora, o robô está a caminho de seu terreno de exploração inicial, uma montanha de cinco quilômetros de altura de sedimento em camadas chamada Monte Sharp.

Infográfico: Conheça toda a tecnologia do Curiosity
Panorâmica: Dê uma volta por Marte

Ele parou em 17 de agosto para tirar fotos da maior lua de Marte, Phobos, fazendo uma arremetida em frente do sol. A Nasa divulgou as três imagens do eclipse, tiradas com três segundos de diferença com as lentes teleobjetivas do robô.

Missão cumprida: Nasa acha condições favoráveis à vida em solo de Marte

"Essa é de longe a imagem mais detalhada de qualquer trânsito lunar marciano já tirada. Ficou ainda mais perto do centro do sol do que era previsto, então aprendemos alguma coisa", disse o cientista do Curiosity, Mark Lemmon, da Universidade Texas A&M em comunicado.

Veja outras imagens do Curiosity:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.