Começam escavações em busca de pterossauros no Ceará

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Começou nesta quinta-feira a maior escavação do seu tipo em Santana do Cariri

Agência Estado

Maurílio Oliveira, Museu Nacional/UFRJ
Ilustração mostra pterossauro Tropeognathus mesembrinus, o maior já encontrado no Brasil

Pesquisadores cearenses esperam encontram grande pterossauros em escavações que começam nesta quinta-feira, 22. Trata-se da maior escavação paleontológica do Brasil em busca dos animais gigantes. A escavação acontece no Geossítio Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri, na Região do Cariri Cearense. A escavação integra o projeto de pesquisa 'Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo da Bacia do Araripe'.

Leia mais:
Paleontólogos descobrem parentesco entre pterossauros brasileiros e ingleses
Menina descobre fóssil em praia e dá nome a espécie recém-descoberta

O coordenador da pesquisa Álamo Feitosa diz que "o trabalho poderá revelar novas surpresas, por meio da nova etapa de escavações. A área tem uma grande incidência de fósseis, principalmente peixes". Estão trabalhando nas escavações dez pesquisadores.

Iniciada há dois anos a pesquisa já foi responsável por achados de destaque no cenário científico internacional, a exemplo de um dos maiores pterossauros já achados no planeta, o Tropeognathus mesembrinus. O réptil foi apresentado em março deste ano, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Leia tudo sobre: pterossaurospaleontologiaceará

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas