Chuva de meteoros Perseidas é registrada no mundo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Fenômeno acontece todo mês de agosto há pelo menos dois mil anos

A chuva de meteoros Perseidas acontece todo mês de agosto. De acordo com informações da Nasa, este espetáculo é observado pela humanidade há pelo menos dois mil anos. O nome Perseidas é alusivo à constelação de Perseu, de onde aparenta ser o "ponto de partida" da chuva.

O que se vê a partir da Terra, que costuma-se chamar de "estrelas cadentes", são o pó e os fragmentos originados pela passagem dos cometas ao redor do Sol. Até mesmo os maiores meteoros são frágeis demais para chegarem intactos ao solo terrestre - ao contrário dos pedaços de rocha e ferro dos asteroides.

A chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil na madrugada desta terça-feira (13).

Veja fotos da chuva de meteoros que aconteceu nesta madrugada (12) no hemisfério norte:

Riscos de estrelas capturados em uma foto de longa esposição, na Espanha. Foto: APMeteoros Perseidas riscam o céu do Vilarejo de Salvanes, na Espanha, durante a chuva anual de meteoros. Foto: APNesta foto de longa exposição é possível ver um traço no céu durante a chuva de meteoros Perseidas, no Vilarejo de Salvanes, Espanha. Foto: APNesta foto de longa exposição é possível ver um traço no céu durante a chuva de meteoros Perseidas, no Vilarejo de Salvanes, Espanha. Foto: APEsta foto, tirada com velocidade de obturador longa, mostra, no canto inferior direito, faíscas de um meteoro ao entrar na atmosfera da terra. A foto foi feita na aldeia Fanos, na Grécia. Foto: APUm meteoro Perseida risca o céu em Techatticup Mine, Eldorado Canyon, nos Estados Unidos. Foto: Getty ImagesUm meteoro Perseida é observado no céu de Chickamauga, nos Estados Unidos. Foto: Nasa


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas