Alguns dinossauros desenvolviam dentes novos rapidamente

Por The New York Times |

compartilhe

Tamanho do texto

Estudo indica que novos dentes se desenvolviam a cada um ou dois meses

Getty Images
Alguns saurópodes tinham o poder de regeneração dental

Ao mesmo tempo em que abriam caminho cortando e mastigando os alimentos da Terra, alguns dos maiores dinossauros herbívoros desenvolviam um novo grupo de dentes a cada um ou dois meses, relata um novo estudo.

"Era um tipo de estratégia de bateria descartável", afirmou Michael D. D'Emic, paleontólogo da Universidade Stony Brook e um dos autores do estudo. "Eles não produziam dentes de alta qualidade."

D'Emic e seus colegas estudaram o diplodoco e o damarassauro, saurópodes enormes que mediam quase 30 metros de comprimento. A cabeça desses dinossauros não era muito maior que a dos cavalos, mas suas necessidades calóricas eram enormes.

"De fato, eles usavam muito seus dentes para cortar e engolir a vegetação", afirmou D'Emic, acrescentando que o desgaste apresentado seria imenso.

Os pesquisadores conseguiram estimar a velocidade de formação dos dentes por meio da contagem da dentina, que fica debaixo do esmalte.

Veja galeria de fotos: Os novos dinossauros

Eles descobriram que o camarassauro tinha até três dentes substitutos nos alvéolos dentários e substituía os dentes desgastados a cada 62 dias. O diplodoco possuía até cinco dentes substitutos em cada alvéolo e substituía os dentes a cada 35 dias.

Os saurópodes usavam essa estratégia de quantidade acima da qualidade com grande êxito, afirmou D'Emic.

"Esta é uma estratégia oposta à dos elefantes e cavalos, que investem muito em um dente grande que dura a vida toda", afirmou.

D'Emic e seus colegas relatam as descobertas no periódico PLoS ONE. A pesquisa foi realizada quando D'Emic era doutorando da Universidade de Michigan. 

Leia também:

Nova espécie de dinossauro 'narigudo' é descoberta nos EUA

Exposição em Londres revela mistério das cores dos dinossauros

Dinossauros se mexiam nos ovos como as aves modernas

Leia tudo sobre: ciênciadinossaurosdentespaleontologiaestudosaurópodesdamarassaurodiplodoco

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas