Curiosity completa um ano em Marte

Por iG São Paulo | - Atualizada às

Tamanho do texto

Relembre as principais descobertas da viagem do jipe-robô da Nasa pelo planeta vermelho

Foram mais de 70 mil imagens, 190 gigabits em dados e 1,5 km percorrido no solo de Marte desde que o jipe-robô Curiosity chegou a Marte, há exatamente um ano. De acordo com a Nasa, o objetivo da missão já foi atingido: em março, ele descobriu sinais de que Marte pode ter abrigado vida no passado.

Há um ano: Curiosity pousa com sucesso em Marte
Missão cumprida: Nasa acha condições favoráveis à vida em solo de Marte
Confirmação:
Robô Curiosity analisa atmosfera de Marte

Na análise das primeiras rochas perfurada pelo jipe-robô confirmou que a superfície de Marte tem água e minerais em quantidade suficiente para a vida microbiana. Entre os elementos químicos encontrados estão nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e carbono, todos os ingredientes vitais para o desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos. As rochas também continham argila que foi formada em um ambiente aquoso - um ambiente favorável para vida, com pH neutro e quantidades apropriadas de sais.

Infográfico: Conheça toda a tecnologia do Curiosity

“Agora sabemos que Marte oferecia condições favoráveis para abrigar vida microbiana há bilhões de anos”, disse John Grotzinger, diretor da missão Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. “Esta descoberta também aguçou nosso apetite para aprender mais. Esperamos que as instigantes camadas do Monte Sharp também preservem uma ampla diversidade de outras condições ambientais que possam ter afetado a habitabilidade [do planeta]”, completou.

Veja imagens da missão do Curiosity:

Local onde foi encontrada a pedra misteriosa. Duas semana antes%2C ele não estava lá. Foto: Divulgação/NasaSonda da Nasa captura imagens da passagem do Curiosity na superfície marciana (24/7/2013). Foto: NasaImagens com diferença de três segundos cada mostram a lua marciana Phobos passando na frente do Sol (29/8/2013). Foto: NasaImagem captada pelo Curiosity mostra rochas na cratera Gale, em Marte. Foto: AP Photo/NASACuriosity perfurou, pela segunda vez, uma de Marte (19/05). Foto: AP Photo/NASA/JPL-Caltech/MSSSImagem do buraco cavado pelo robô Curiosity em Marte, no mês de março. Primeira perfuração mostrou condições favoráveis à vida em solo de marciano. Foto: NasaLocal encontrado pela Nasa cuja geologia indica que a presença, há muito tempo, de água corrente. A escala mostra as dimensões das rochas. Foto: NASA/JPLLocal, batizado de John Klein, da cratera Gale onde o Curiosity vai iniciar suas perfurações. Foto: NASA/JPLComposição com os tipos de solo de Marte: os dois de cima foram analisados pelo robô Spirit, o abaixo à esquerda é da Viking, e o abaixo à direita, do Curiosity. Foto: NASA/JPLComposição de imagens do instrumento MAHLI criam auto retrato completo do Curiosity (1/11/2012). Foto: JPL/NasaImagem mostra retirada de amostra de solo marciano (E) e pá de do jipe-robô (D). Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSSGráfico mostra resultado da primeira análise do solo marciano pelo CheMin, do Curiosity. Foto: NASA/JPL-Caltech/Ames Veja comparação de tipo de rocha encontrado em leito de rio em Marte (esquerda) e na Terra (direita). Foto: NasaNa imagem um afloramento de rocha, sinal de um antigo leito de rio em Marte. Foto: NasaLua marciana Phobos se sobrepõe ao disco solar em foto tirada pelo jipe-robô Curiosity no dia 13 de setembro. Foto: APRocha medindo 25 cm de altura com 40 cm de largura na base será analisada pelo Jipe-robô em Marte. Foto: APImagem mostra o APXS, sensor que identifica os elementos químicos do solo de Marte. A foto comprovou que o instrumento, no centro da imagem, não foi danificado (12/09). Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSSAmostra de rocha basáltica da lava de um vulcão no Novo México foi usada na calibragem do APXS. (12/09). Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science SystemsAs três rodas do Curiosity podem ser vistas nesta combinação de duas imagens  tiradas de uma das câmeras do Curiosity. Foto: Nasa/JPL-CaltechEste "autorretrato" do mastro do Curiosity foi tirado com a câmera do braço robótico, a MAHLI, que estava com sua capa protetora contra poeira (8/9/2012). Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science SystemsO instrumento MAHLI, visto pela câmera do mastro do robô. Cientistas examinaram as condições da câmera, que fica na extremidade do braço robótico do Curiosity (6/9/2012). Foto: NASA/JPLAs marcas dos primeiros passeios do robô são vistas pela câmera na sonda Mars Reconnaissance Orbiter. O robô é ponto prateado e o local do pouso está em azul (6/9/2012). Foto: NASA/JPLImagens da mesma sonda mostram o Pouso Bradbury (onde o robô tocou o solo marciano) e Glenelg, primeiro objetivo científico do Curiosity, antes do Monte Sharp (6/9/2012). Foto: NASA/JPLCuriosity inicia sua ida a Glenelg, andando por 16 metros em 28/08/2012. Foto: NasaRapper will.i.am na Nasa, com estudantes durante evento que transmitiu sua música direto de Marte (28/08/2012). Foto: NasaNova foto em alta resolução mostra o Monte Sharp, destino final do Curiosity (28/08). Foto: NASA/JPLBase do Monte Sharp, em Marte, com as cores corrigidas para se assemelhar as condições de iluminação da Terra (28/08). Foto: NASA/JPLMarcas do solo no segundo passeio do Curiosity, que aconteceu em 27/08. Foto: NASA/JPLMarcas dos pneus deixadas pelo robô no solo de Marte durante seu primeiro passeio-teste, em 22/08/2012. Foto: NASA/JPLRelógio mostra o horário em que engenheiros da Nasa e suas famílias estão vivendo, por causa do Curiosity (25/08). Foto: APFoto panorâmica mostra marcas das rodas do Curiosity após seu primeiro passeio-teste (22/08/2012). Foto: NASA/JPLImagem em alta resolução do braço robótico do Curiosity em ação (21/08/2012). Foto: NASA/JPLImagem composta mostra o lado esquerdo do robô e as marcas que os foguetes de manobra deixaram no solo marciano no momento do pouso. Foto: NASA/JPLComposição de fotos em baixa resolução mostra movimentação do braço robótico do Curiosity (21/08/2012). Foto: NASA/JPLComposição retrata o primeiro teste do laser pelo instrumento ChemCam, a bordo do Curiosity (19/08). Foto: NasaComposição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos (17/08/2012). Foto: Nasa JPLEsta pedra foi a primeira escolhida pela Nasa para ser atingida com o laser do Curiosity, para analisar sua composição química (17/08). Foto: NASA/JPLImagem colorizada feita pela sonda Mars Reconnaissance mostra o Curiosity e sua área de pouso (em azul) (17/08/2012). Foto: Nasa JPLImagem aproximada mostra solo de Marte marcado pelo pouso do Curiosity. Foto: NASA/JPLBase do Monte Sharp, destino principal do Curiosity. A imagem foi tratada para as cores se assimilarem ao que veríamos na Terra e a escala mostra as distâncias envolvidas. Foto: Nasa JPLA imagem (feita com as sondas de Marte) mostra a cratera Gale e o Curiosity, um ponto verde na beirada inferior da foto - 14/08/2012. Foto: NASA/JPLO engenheiro Bobak Ferdowsi, 32 anos, com seu moicano e cabelo de estrelas, virou sensação na Internet e recebeu propostas de casamento (10/08/2012). Foto: ReutersCâmeras do mastro do jipe-robô fizeram um autorretrato do Curiosity (09/08/2012) . Foto:  NASA/JPL-Caltech Recorte da imagem panorâmica tirada pelo Curiosity mostra marcas da descida do jipe-robô no solo de Marte (09/08/2012). Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSSA foto é uma montagem das duas primeiras imagens em alta resolução da superfície marciana tiradas pelo Curiosity. Na foto é possível observar a margem da cratera Gale (09/08/2012). Foto: Nasa/JPL-CaltechNova foto em alta resolução mostra detalhes do escudo de proteção de calor do robô, que caiu durante o pouso (09/08/2012). Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSSImagem em 3D composta por imagens de câmeras na frente do jipe. A base do monte Sharp está no fundo da foto (08/08/2012). Foto: NASA/JPLImagem de uma das câmera do Curiosity mostra a sombra do robô e mais ao fundo, o Monte Sharp, um dos destinos da missão (08/08/2012). Foto: NASA/JPLOnde cada parte caiu em Marte: guindaste (skycrane), paraquedas (parachute), escudo de proteção de calor (heatshield), casco (back shell) e o próprio Curiosity (08/08/2012). Foto: NasaImagem da câmera das costas do robô. A Nasa montará uma imagem panorâmica com todas as fotos enviadas pelo Curiosity (08/08/2012). Foto: NASA/JPLNas divulga primeira imagem colorida da paisagem de Marte. Foto: NasaAs primeiras imagens coloridas do Curiosity em Marte foram obtidas durante a descida do jipe-robô à superfície do planeta vermelho. Foto: NasaA chegada do Curiosity, com seu paraquedas, foi flagrada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. . Foto: NASA/JPLUma das primeiras imagens captadas de Marte pelo Curiosity mostra roda do jipe-robô. Foto: APEquipe do Mars Science Laboratory (MSL), na Califórnia,  comemora logo após verem as primeiras imagens de que  o Curiosity tinha pousado em Marte . Foto: APEquipe comemora descida do Curiosity. Da esquerda para direita: Richard Cook, gerente de projeto, Adam Steltzner, líder de pouso e decolagem e John Grotzinger, cientista . Foto: APReprodução das primeiras imagens enviadas pelo Curiosity mostram pouso bem-sucedido em Marte. Foto: ReproduçãoCuriosity vai buscar elementos essenciais para a vida, especialmente as substâncias orgânicas. Foto: APCientistas levaram bandeiras americanas para a comemoração. Na imagem, Miguel San Martin (E), engenheiro chefe do Jet Propulsion Laboratory, comprimenta Adam Steltzner. Foto: APEm Nova York, transeuntes na Times Square param para acompanhar notícias sobre descida do Curiosity em Marte. Foto: Reprodução/ Twitter Blue MilkerConcepção artística mostra Curiosity se aproximando do planeta vermelho. Foto: APPouso do Curiosity em cratera de  Marte exigiu estratégia ousada. Equipe da Nasa acompanhou com ansiedade momento histórico da agência espacial americana. Foto: APDiretor da Nasa, Charles Bolder, fecha os olhos e parece se concentrar quando jipe-robô começa a descer em Marte. Foto: APO músico Will.i.am (D) do Black Eyed e o ex-astronauta Leland Melvin, participam de coletiva de imprensa no Jet Propulsion Laboratory, na Califórnia. Foto: AP

Em junho, o Curiosity apontou as rodas para o Sul e iniciou um trajeto de oito quilômetros até o ponto principal da missão. A viagem deve durar dez meses, pois além de andar devagar, estão previstas algumas paradas para coleta de material.

Estratégia ousada
De longe, este não é o momento mais desafiador da missão do jipe-robô em Marte. O grande desafio foi justamente no pouso, quando os controladores da missão na Terra ficaram sete minutos sem contato do Curiosity em Marte. Eram os tão temidos e já esperados “sete minutos de terror” causados pelo intervalo de tempo entre a comunicação entre a Terra e Marte. Isto fez com que o Curiosity pousasse completamente sozinho, sem a ajuda do controle de missão.

Veja o primeiro ano do Curiosity em Marte:

Galeria de fotos: Veja imagens de Marte

Panorâmica:Dê uma volta por Marte

Como seriam sete minutos para o Curiosity descer do topo da atmosfera da Marte até a sua superfície, e outros 14 minutos para o sinal da nave espacial onde estava o jipe-robô chegar até a Terra, quando a primeira notícia chegou a Terra, o Curiosity já estaria no solo há sete minutos, espatifado ou completamente intacto.

Minutos após os sinais de pouso do Curiosity chegarem à Terra, o jipe-robô enviou a primeira imagem em preto e branco do interior da cratera, a foto mostrava também a sombra do jipe-robô. “Nós pousamos em um ótimo ponto plano. Lindo, realmente lindo”, disse à AP Adam Steltzner, engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que liderou a equipe que desenvolveu a complicada estratégia de pouso do Curiosity.

E os marcianos?
Há um ano, a sala de controle no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, Califórnia, explodia em gritos e aplausos de comemoração após os “sete minutos de terror” e a confirmação que o Curiosity estava são e salvo em solo marciano.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou a equipe da Nasa e brincou com seu diretor pedindo que, caso contatem marcianos, avisem-no "imediatamente".

Por causa de seu tamanho e peso (900 quilos), o Curiosity não podia pousar como Spirit e o Opportunity, antecessores do Curiosity em Marte. Os dois se valeram da valeram da fricção com atmosfera marciana e air bags para descerem a salvo. Depois de muitos anos de trabalho, o Spirit atolou e foi aposentado. Já o Opportunity está no planeta vermelho há nove anos.

A previsão é que a missão do Curiosity dure mais um ano, mas não é descartada a hipótese de que ela se estenda por mais tempo, como é o caso Opportunity que tinha a missão original de apenas três anos.

“O sucesso do Curiosity, o pouso dramático há um ano e as descobertas científicas desde então, nos antecipa para futuras explorações espaciais, inclusive mandar humanos para asteroides e Marte”, disse o administrador da Nasa, Charles Bolden.

Bom de mídia
Desde que aterrissou próximo ao equador de Marte no ano passado, o jipe-robô descobriu um antigo riacho e descobriu minerais semelhantes aos de vulcão havaiano e, principalmente, revelou provas de que Marte já foi um ambiente habitável no passado.

Ao custo de US$ 2,5 bilhões (R$ 5 bilhões), a missão do Curiosity também investe no poder midiático da Nasa. O jipe-robô transmitiu de Marte música inédita do rapper will.i.am, do Black Eyed Peas, acordou ao som de Beatles e The Doors, divulgou o vídeo de seu pouso e deu “check-in” no foorsquare.

Talvez o fato de esta ser a missão mais cara e sofisticada que a agência espacial americana já mandou a Marte justifique estas brincadeiras para engajar o público. Afinal, Marte é um planeta com um histórico hostil para missões espaciais: mais da metade das tentativas de chegar a Marte foram fracassadas. Quando uma delas dá certo, é necessário comemorar.

(Com informações da AP)