Robô falante é lançado no espaço

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Kiboro fala japonês, reconhece rostos e vai mostar como máquinas podem ajudar astronautas no espaço

Reuters

Kirobo, um pequeno robô com botas vermelhas e o corpo preto e branco, foi lançado do Japão para a Estação Espacial Internacional para testar como as máquinas podem ajudar os astronautas com seu trabalho.

Amigos: Estudo mostra que seres humanos sentem empatia por robôs

Reuters
Robô Kirobo fala japonês e reconhece rostos

O robô de língua japonesa, equipado com tecnologia de voz e de reconhecimento facial, foi embalado juntamente com toneladas de suprimentos e equipamentos para a tripulação da base de pesquisa orbital.

Leia também: Cientistas garantem que Robonauta não substituirá astronautas

Lançado do Centro Espacial Tanegashima, no sudoeste do Japão, no domingo, a aeronava vai chegar ao posto na sexta-feira (9), segundo o site da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

Em uma recente demonstração, Kirobo disse que "ter esperança de criar um futuro onde os seres humanos e robôs vivam bem juntos".

Como ele será responsável pelas primeiras conversas entre robôs e humanos no espaço, o principal interlocutor de Kirobo será o astronauta japonês Koichi Wakata, que deve decolar para a estação espacial com outros seis membros da tripulação em novembro.

Wakata deverá assumir o comando do complexo, um projeto de 100 bilhões de 15 nações, em março próximo.

Antecessor: Robô astronauta 'desperta' e envia tweets do espaço

Kirobo --desenvolvido em conjunto pela Universidade de Tóquio, a Toyota Motor Corp e a Dentsu Inc --vai ficar no espaço até o final de 2014.

Com 34 centímetros de altura e pesando cerca de 1 quilo, Kirobo é projetado para navegar em gravidade zero e seu nome é uma combinação da palavra japonesa "kibo", que significa "esperança", e "robô".

Leia tudo sobre: japãorobôespaçokirobo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas