Observatório de Greenwich escolhe melhores fotógrafos de astronomia

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Vencedores da competição, que está no seu quinto ano, serão anunciados em setembro

BBC

 

Acima, a imagem de Rogelio Bernal Andreo mostra galáxias rodopiando no espaço e a Via Láctea nos céus do Parque Nacional de Yosemite. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichEsta foto mostra a luz do Sol refletida na poeira e gás, na cauda do cometa Panstarrs. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichA foto acima mostra Durdle Door, a formação em uma praia de Dorset, na Inglaterra, e a Via Láctea. A imagem foi selecionada entre os finalistas na categoria revelação. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichA aurora boreal registrada por Mike Curry também concorre na categoria de melhor fotógrafo revelação. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichAcima, a foto de Alexandru Conu mostra Vênus em trânsito sobre o Mar Negro e é uma das finalistas na categoria Terra e Espaço. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichStefano De Rosa conseguiu capturar a Lua nascendo, iluminando um horizonte coberto de neve nos Alpes. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichAcima, o fotógrafo Wayne England conseguiu capturar o momento quando a Via Láctea parece se alinhar com o telescópio do Observatório Parkes, na Austrália. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichAcima, o fotógrafo Wayne England conseguiu capturar o momento quando a Via Láctea parece se alinhar com o telescópio do Observatório Parkes, na Austrália. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichEstrelas e constelações conhecidas formam uma linha que sobe na paisagem do Parque Nacional de Dartmoor, no sudoeste da Inglaterra, na foto de Anna Walls. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichNa categoria 'Espaço Profundo' há três finalistas. Acima, a imagem de Andre van der Hoeven, da Nebulosa Pelicano. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichImagem da Nebulosa Carina, milhões de vezes mais bilhante que o Sol e maior. Ela é instável e um dia se transformará em uma supernova. Foto: Divulgação/Observatório de Greenwich'Câmeras modernas são capazes de diferenciar níveis de detalhes que estão muito além de nossa capacidade', afirmou o autor da imagem acima, Nik Szymanek.. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichEsta imagem do Sol com filamentos escuros saindo da superfície e voltando novamente foi feita por Paul Haese. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichOs vencedores nas quatro categorias e nos três prêmios especiais serão anunciados no dia 18 de setembro. Foto: Divulgação/Observatório de GreenwichNo dia seguinte será aberta a exposição com as imagens vencedoras no Observatório Real britânico de Greenwich, em Londres, até 23/02. Foto: Divulgação/Observatório de Greenwich

O Observatório Real britânico de Greenwich, em Londres, anunciou os selecionados para competir ao título de Fotógrafo de Astronomia de 2013.

Vista de cima: concurso escolhe as cinco mais belas imagens da Terra vista do espaço

A competição está no quinto ano e é realizada pelo Observatório Real e pela revista especializada Sky at Night.

Veja imagens vencedoras do concurso de 2011

O vencedor geral vai receber um prêmio de 1,5 mil libras (cerca de R$ 5,2 mil).

Os vencedores nas quatro categorias e nos três prêmios especiais serão anunciados no dia 18 de setembro.

Galeria: veja mais imagens do espaço

No dia seguinte será aberta a exposição com as imagens vencedoras no Observatório Real britânico de Greenwich, em Londres, até 23 de fevereiro.

Leia tudo sobre: astronomiaespaçofotos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas