Pesquisadores encontram novas explicações para a monogamia

Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo | - Atualizada às

Tamanho do texto

Evitar o infanticídio e garantir a origem da prole estão entre os motivos para que animais formem pares

A explicação para a monogomia social entre os machos, o que os leva a se relacionar com uma única fêmea formando um par por um longo período, é alvo de muita controvérsia. Tanto que nesta semana dois novos estudos sobre os motivos que levam determinadas espécies de mamíferos e primatas a serem monogâmicas foram publicados. Em comum apenas, nenhuma das explicações era de comover o coração dos humanos mais apaixonados.

Briga entre machos matou filhote de gorila Tiny, nascido no zoológico de Londres em 2011. Foto: Zoological Society of LondonAntílope macho acompanha de perto a fêmea enquanto ela busca por comida. Ele não quer que outro macho se aproxime dela. Foto: Image courtesy of Peter BrothertonOs herpestídeos, parentes dos suricatos, vivem em grupos pequenos formados apenas pelo casal e a prole. Foto: Image courtesy of Peter BrothertonNem tudo é monogamia: entre os chimpanzés é comum que os pai social não sejam os pais genéticos. Foto: AFP

Pesquisadores de Cambridge, no Reino Unido, afirmam que a monogomia surgiu como uma estratégia de reprodução, ainda que pareça contraproducente.

No entanto, eles afirmam que a monogamia evoluiu justamente em espécies em que as fêmeas mudaram a dieta e com isso passaram a defender um território exclusivo e evitar outras na área em que viviam, até que se tornaram solitárias. “Assim os machos mudaram de estratégia e passaram a formar par com uma única fêmea", disse Tim Clutton-Brock, da Universidade de Cambridge e autor do estudo publicado no periódico científico Science.

Tim Clutton-Brock e Dieter Lukas estudaram longamente comportamento, genética e evolução de 2500 espécies de mamíferos. Eles descobriram que apenas 9% das espécies de mamíferos era monogâmica, incluindo poucos roedores, alguns primatas e principalmente carnívoros, como chacais, lobos e suricatos.

"Onde as fêmeas se dispersam, a melhor estratégia para o macho é acasalar com uma fêmea só, defendê-la e certificar-se que é o progenitor de toda a cria. Em suma, a melhor estratégia é ser monogâmico", diz Clutton-Brock.