Galáxia Segue 2 é um grupo de estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura até então desconhecido

Foto mostra distribuição de matéria escura ao redor da Via Láctea, com a galáxia Segue 2 no destaque
Garrison-Kimmel e Bullock (UCI)

Uma escura e pequena galáxia na periferia da Via Láctea pode ser a menor conhecida no universo, dizem os astrônomos.

Conhecida como Segue 2, termo na língua inglesa, a galáxia anã é composta de apenas 1.000 estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura. (Em comparação, a Via Láctea contém pelo menos 100 bilhões de estrelas.)

"Encontrar uma galáxia tão pequena é como encontrar um elefante menor do que um rato", disse James Bullock, cosmologista na Universidade da Califórnia, Irvine, e um dos autores de um artigo sobre a Segue 2 publicado no periódico The Astrophysical Journal .

A Segue 2, descoberta pela primeira vez em 2009 como parte do Sloan Digital Sky Survey (Pesquisa Sloan Digital do Céu, em tradução literal) é importante por outros motivos além de seu tamanho.