Câmeras especiais revelam detalhes do Sol

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Diferentes técnicas fotográficas e ângulos registram camadas e facetas distintas do astro

BBC

 Sol é uma estrela dinâmica e de grande beleza. Uma análise dos diferentes comprimentos de onda da luz produzida pelo Sol revela processos e camadas bastante distintos. Foto: BBCA 'fotosfera' é a superfície visível do Sol que tem temperatura de 6 mil graus. As manchas escuras são provocadas por atividades magnéticas intensas, que são 1,5 mil graus mais frias do que o resto da superfície. Foto: BBCAcima da superfície visível do Sol está a cromosfera com temperaturas entre 6 mil e 20 mil graus. Foto: BBCEssa impressão foi capturada com luzes ultravioletas, que são invisíveis a olho nu. Foto: BBCA atmosfera do Sol é chamada de coroa (ou corona) solar. Esta imagem, usando luz ultravioleta, mostra as partes mais quentes da zona de transição e a coroa. Foto: BBCForças magnéticas expelem 'matéria solar' além da coroa, em eventos conhecidos como 'ejeção de massa coronal'. Foto: BBCQuando a matéria solar alcança o campo magnético da Terra, cria a chamada aurora. A matéria solar interage com os gases da atmosfera, produzindo esta luz encantadora. Foto: BBCEsta imagem - com técnica fotográfica de time-lapse - foi produzida pela Estação Espacial Internacional, que viajava entre a Terra e o Sol. Foto: BBC

Diferentes técnicas fotográficas e ângulos mostram alguns dos "segredos" do Sol, o astro soberano do nosso sistema.

Em algumas das imagens, o Sol é visto com poucas mudanças em relação à sua observação mais comum, a olho nu.

Leia mais:
Nasa lança satélite para estudar o Sol
Explosões solares revelam imagens impressionantes
Cientistas avaliam consequências das tempestades solares
Cientistas criam métodos de detecção de atividade solar

Mas câmeras especiais que captam luz ultravioleta revelam detalhes que escapam aos olhos. Assim, é possível perceber detalhes, como manchas e variações de temperaturas que podem ultrapassar 1 milhão de graus Celsius.

Ângulos diferentes também mostram como o Sol é visto do espaço, inclusive com detalhes de como as massas solares afetam o campo magnético da Terra, produzindo, por exemplo, o fenômeno da aurora.

Leia tudo sobre: espaçonasasoltempestades solares

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas