Fotos de satélite mostram 'Terra verde'

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Imagens divulgadas pela Nasa mostram vegetação terrestre do planeta

A Terra ficou completamente verde na série de imagens de satélite divulgadas esta semana pela Nasa, que mostram a cobertura vegetal terrestre do planeta.

Com as fotos, feitas pelo satélite Suomi NPP da agência espacial americana, os cientistas agora podem estudar as diferenças sutis na superfície do planeta que não coberta por água.

As imagens -- tiradas entre abril de 2012 e 2013 -- mostra que as áreas com verde mais escuro têm florestas mais abundantes, enquanto as cores claras significam baixa cobertura vegetal, devido a neve, deserto, áreas rochosas ou centros urbanos, de acordo com a Administração Oceanográfica e Atmosférica dos Estados Unidos.

Veja também:
Imagens divulgadas pela Nasa mostram vegetação terrestre do planeta
Satélite da Nasa mostra fotos noturnas inéditas da Terra

De acordo com os cientistas responsáveis, esse tipo de mapeamento vegetal tem aplicações práticas importantes, como previsões meteorológicas e estudos de melhores práticas agrícolas.

Veja abaixo as imagens da "Terra verde":

Mapa-mundi verde: imagens do satélite Suomi NPP ajudam a entender a distribuição vegetal no planeta. Foto: Nasa/NOAAParecendo uma folha, o Nilo serpenteia pelo Egito nesta composição de imagens tiradas em julho de 2012. Foto: Nasa/NOAACadeias montanhosas no Noroeste americano lembram a superfície do cérebro humano, em imagens de junho de 2012. Áreas brancas são trechos de maior altitude com pouca vegetação. Foto: Nasa/NOAARio Platte em Nebraska em imagens de julho de 2012. A região é responsável por 40% da produção de milho dos Estados Un. Foto: Nasa/NOAAO rio Mississippi e seus afluentes -- vistos em verde mais claro - deságuam no Golfo do México em imagens feitas em março de 2013. Foto: Nasa/NOAA Rios Tigres e Eufrates criam um crescente fértil na parte central do Iraque, em imagens de novembro de 2012. Foto: Nasa/NOAA


(Com informações da National Geographic)

Leia tudo sobre: fotosfoto satélitefotos aéreasnasa

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas