Exposição em Londres explora imagens históricas do universo

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Museu Nacional Marítimo de Londres exibe mais de cem fotografias feitas com telescópios, mostrando o desenvolvimento da técnica

BBC

Acima, torre de gás na Nebulosa Águia. Foto: NasaA Lua aqui é vista como um arco-íris em um mapa topográfico, com cores indicando altitudes. Branco, vermelho e amarelo indicam terrenos mais altos, azul e roxo mostram as terras baixas. Foto: NasaNo mundo das imagens do espaço, os astrônomos usam paletas de cores diferentes para dar vida e cores até às áreas mais escuras do espaço. Acima, a Nebulosa Borboleta. Foto: NasaA famosa imagem "Pilares da Criação", feita pelo Hubble, mostra colunas de gás na Nebulosa Águia, onde estão nascendo novas estrelas. As cores foram escolhidas para destacar elementos específicos: verde para hidrogênio, vermelho para enxofre e azul para oxigênio. Foto: NasaEsta foto foi feita a partir de 520 imagens em cinco cores e mostra a Nebulosa de Órion, com mais de 3 mil estrelas em vários estágios de formação. Foto: NasaComo outras galáxias em espiral, o Sombrero é formado por um disco achatado de estrelas cercando um 'bojo' central. Foto: NasaUma imagem impossível de ser vista da Terra, esta foto foi tirada de um ponto acima do polo norte lunar e mostra a linha que divide o dia e a noite na Lua, junto com as crateras e montanhas. Foto: NasaA cratera lunar Cabeus (acima) é relativamente antiga, tem cem quilômetros de diâmetro e áreas que ficam permanentemente na sombra. Foto: Nasa

A mostra "Visões do Universo", no Museu Nacional Marítimo de Londres, exibe mais de cem imagens do espaço, explorando o desenvolvimento da fotografia com telescópios e a compreensão de nosso lugar no universo.

Veja mais imagens do espaço

Entre as imagens mais famosas está a foto Pilares da Criação, feita pelo telescópio Hubble, mostrando pontas de colunas gigantes com nós de gás se condensando para formar novas estrelas. A imagem foi feita em 1995.

Leia mais:
Telescópio capta imagem de berçário de estrelas
Hubble produz imagem detalhada do universo distante

A mostra também tem imagens mais recentes, como a de uma região de formação de estrela mais próxima da Terra, uma foto feita a partir de 520 imagens e que mostra a Nebulosa de Órion com detalhes inéditos, e mais de três mil estrelas em vários estágios de formação.

A exposição "Visões do Universo" fica no Museu Nacional Marítimo de Londres até 15 de setembro.

Leia tudo sobre: espaçofotografiafotos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas